Conquistar clientes e manter a fidelidade ao seu negócio não é tarefa fácil para os gestores. Afinal de contas, com o passar do tempo, o consumidor passou a apresentar um novo perfil, muito mais exigente que os clientes das gerações anteriores.

Quer aprender as melhores práticas de atendimento ao cliente voltadas para fidelização e aumento das vendas? Veja agora mesmo 5 dicas infalíveis!

1. Domine as informações sobre o seu negócio

Coloque-se no lugar do cliente. Você entra em um determinado estabelecimento, começa a olhar os produtos e, de repente, um deles chama a sua atenção.

Você acredita que aquele produto pode ajudar a resolver um problema, mas está com dúvidas em como utilizá-lo ou quer saber se aquele produto atende às suas necessidades.

Ao procurar o atendimento na loja, recebe uma resposta confusa ou tem a sensação de que a pessoa que o atendeu sabe menos que você. Chato, não é mesmo?

Domine as informações sobre o seu negócio e treine os seus colaboradores para responder a qualquer dúvida. Com isso, suas vendas aumentarão, o cliente ficará satisfeito e retornará mais vezes para fazer outras compras.

2. Faça um contato personalizado para conquistar clientes

Para se comunicar com clientes de forma efetiva, é importante que o contato seja personalizado.

O ideal é chamar o consumidor pelo nome, mas algumas pessoas gostam de um certo nível de formalidade (tem pessoas que exigem ser chamados de “Doutor Fulano”, por exemplo).

Contudo, alguns clientes não gostam sequer dos pronomes de tratamento convencionais, como “senhor” ou “senhora”.

Por isso, pergunte sempre como a pessoa deseja ser chamada e se lembre disso durante todo o contato. As chances de fechar negócios serão maiores.

3. Invista em um ambiente agradável

A preparação do ambiente é fundamental para conquistar o seu público, portanto, tenha um cuidado especial com a iluminação. O local não pode ser escuro, nem ter iluminação exagerada.

Um ambiente agradável também depende de outros cuidados, como limpeza, disposição dos móveis dentro da loja, cuidados com a temperatura do local, entre outros fatores.

4. Esbanje simpatia

Nenhum cliente resiste a uma abordagem simpática, desde que não haja uma perda da naturalidade ou que ele sinta que a simpatia é apenas um subterfúgio para que o vendedor possa forçar uma venda.

Seja cordial com o público, mas tenha bom senso para deixar o consumidor à vontade para ver as mercadorias. Mostre-se disposto a ajudar, mas não o obrigue a aceitar sua ajuda. 

5. Seja flexível nas negociações

Muitos clientes adoram uma pechincha, descontos ou formas de pagamentos mais flexíveis.

Por isso, permita que seus colabores tenham certa liberdade para fechar negócios de modo diferenciado. Verifique a possibilidade de os negócios serem fechados de acordo com as vontades do seu público. Você pode se surpreender com resultados melhores do que esperava!

Agora que conhece nossas dicas infalíveis para conquistar clientes, que tal aplicá-las em seu dia a dia? Acredita que sua empresa deve continuar investindo no o consumidor? Continue suas leituras e conheça as 5 melhores práticas para ter um bom relacionamento com o cliente e conseguir resultados ainda mais satisfatórios.