Ao contrário do que as pessoas pensam, o conceito de produtividade não está somente relacionado à quantidade de tarefas que alguém consegue fazer durante o dia, mas também à qualidade na execução delas. É interessante notar, no entanto, que, para se manter produtivo a longo prazo, é preciso dar a devida atenção ao equilíbrio emocional.

Produzir mais, melhor e com mais tranquilidade. Parece utópico, mas não é! Separamos, no post de hoje, as 6 melhores dicas para aumentar a produtividade no trabalho sem levar você ao esgotamento mental. Continue a leitura e confira!

Faça uma lista de tarefas

Criar o hábito de listar as atividades do dia pode ser uma maneira bem eficiente de se organizar. Separe-as por grau de importância e urgência, e vá riscando conforme elas forem sendo realizadas. Isso dará uma visão realista do quanto você é capaz de produzir no dia, além de dar uma sensação de que seu trabalho está fluindo.

Saiba dizer não

Se, mesmo com um dia cheio pela frente, você é incapaz de recusar um pedido de ajuda de seus colegas de trabalho, é hora de repensar essa atitude! Por mais que você tenha um bom coração, em primeiro lugar, consulte sua lista de tarefas e veja se terá tempo hábil para cumpri-las no prazo. Se ainda assim sobrar tempo, sinta-se livre para ajudar.

Mas lembre-se: as suas tarefas menos urgentes devem ser consideradas mais importantes para você do que as tarefas mais urgentes de outras pessoas.

Desconecte-se

Um grande aliado da produtividade também é seu maior vilão: a internet! Procure escolher horários específicos do seu dia para checar e responder e-mails. Enquanto você precisar realizar outras tarefas, desconecte-se. Dessa maneira, fica mais fácil resistir a responder “só mais um e-mail” e focar outras atividades igualmente importantes.

Quanto às redes sociais, desative suas notificações e deixe para checar seu WhatsApp ou Facebook somente quando as tarefas mais importantes e urgentes forem concluídas. Isso ajudará você a manter o foco sem deixar sua vida social de lado!

Organize seu ambiente de trabalho

A importância da organização do ambiente de trabalho para a produtividade das pessoas é primordial e não deve ser ignorada. Separe uma hora do seu dia para organizar e limpar sua mesa e deixe à disposição somente os materiais que você, de fato, vai utilizar.

Guarde pastas e papéis secundários longe do seu campo de visão. No lugar, traga fotos, plantas e objetos de decoração que tragam boas energias a sua estação de trabalho. Isso ajuda a diminuir o estresse e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Tenha foco nas prioridades

Em sua lista de tarefas, grife as que estão com prazo mais curto ou são mais difíceis de realizar e elimine-as assim que possível. Da mesma maneira, você pode organizar suas tarefas na semana, priorizando as mais difíceis para os primeiros dias da semana e deixando as mais leves para quinta e sexta-feira.

Isso porque, se você deixa tarefas difíceis ou maçantes para um momento em que você está mais cansado ou perto do término do prazo, o nível de estresse pode aumentar e atrapalhar sua produtividade de maneira geral.

Não deixe de lado a vida pessoal

Por mais que queiramos, é impossível desligar a mente dos problemas pessoais assim que pisamos na empresa, por isso, procure não priorizar tanto o trabalho a ponto de deixar sua vida pessoal em frangalhos. Além de nada saudável, isso pode interferir, e muito, na sua produtividade.

Por isso, durma bem, coma bem, faça exercícios físicos, veja os amigos, passe um tempo com a família, enfim, procure manter todos os aspectos da sua vida alinhados, pois isso certamente vai refletir positivamente em sua produtividade e criatividade no trabalho!

Automatize os controles e tenha produtividade

Se, dentre as atividades com as quais você lida no dia a dia, a maioria consiste em alimentar planilhas e atualizar dados, procure uma forma de automatizar esses processos. Além de economizar tempo e energia, você evita retrabalho, já que existem, no mercado, aplicativos próprios e muito eficientes para esse tipo de função.

Viu como é possível aumentar a produtividade no trabalho adotando hábitos simples? Se você gostou deste artigo, compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais!