Não há dúvidas de que o maior volume de aplicativos baixados na Google Play e na App Store é de jogos e redes sociais. No entanto, segundo a FileMaker (uma subsidiária da Apple), o número de gestores que utiliza aplicativos personalizados para aumentar a produtividade da empresa tem crescido exponencialmente nos últimos anos.

Os empreendedores estão substituindo o uso de planilhas e outros recursos ultrapassados por aplicativos que auxiliam a gestão empresarial. Os resultados obtidos são satisfatórios: 71% dos gestores afirmam que houve redução na inconsistência de dados e 81% consideram que os aplicativos reduzem tarefas ineficazes.

Para saber mais sobre como os aplicativos podem aumentar a produtividade da empresa, continue a leitura!

1. Reduza erros operacionais

A automatização dos processos tende a identificar e reduzir erros ou falhas cometidas em operações rotineiras, como inconsistência de dados, erros de preenchimento em formulários e até mesmo equívocos em cálculos.

A substituição de planilhas manuais por aplicativos de gestão financeira e administrativa não somente reduz os erros operacionais, como permite que as tarefas sejam realizadas em menos da metade do tempo.

2. Monitore atividades em andamento

Aplicativos empresariais permitem que o gestor tenha total controle das atividades relacionadas à rotina de trabalho em andamento. Além disso, também oferece indicadores para seu negócio por meio de relatórios de desempenho em tempo real. 

Com o uso da tecnologia móvel, o empreendedor tem controle da empresa literalmente na palma de sua mão. Os aplicativos podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora do dia, fornecendo informações simultaneamente.

3. Evite retrabalhos

Se existe um fator que compromete o índice de produtividade de uma empresa, é o número de tarefas que precisam ser refeitas por conta de erros ou resultados insatisfatórios.

O retrabalho causa uma série de inconvenientes para o negócio, como diminuição na lucratividade da empresa, negativação nos indicadores de qualidade, além de aumentar o tempo de execução dos processos.

Os aplicativos empresariais permitem que o gestor identifique possíveis erros durante a execução dos processos, podendo corrigir e evitá-los a tempo de não comprometer toda a operação.

Além disso, ainda permitem que um padrão de procedimentos operacionais seja criado, com o intuito de tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo.

4. Padronize os processos operacionais

A padronização de procedimentos operacionais é uma das medidas mais adotadas por empresas dos mais variados setores atualmente.

Isso é especialmente importante considerando que a produtividade do negócio não pode ser comprometida caso um funcionário responsável por determinada função falte ou precise se ausentar. É fundamental que a empresa possa continuar produzindo no mesmo ritmo e não tenha seus resultados comprometidos.

Como foi dito anteriormente, o uso de aplicativos no meio empresarial permite que um padrão seja identificado durante a execução dos processos, possibilitando que um método operacional seja criado.

Consequentemente, em longo prazo, toda a rotina de trabalho da empresa pode ser agilizada e diversos processos podem ser realizados simultaneamente.

5. Otimize a perspectiva de seu negócio

O empreendedor atual precisa ter uma visão moderna sobre o mercado, além de aplicar os conceitos de inovação em seu negócio. A constante busca por informações e a adaptação da empresa aos hábitos do consumidor moderno fazem parte dessa cultura.

Uma empresa que vive dentro dos moldes da era digital e da evolução tecnológica é uma empresa atualizada, que dificilmente será surpreendida por seus concorrentes e sempre estará um passo a frente no mercado. 

Não tenha dúvida de que seus concorrentes já estão utilizando a tecnologia para aumentar a produtividade da empresa. Portanto, a melhor forma de manter seu negócio atualizado e preparado para o futuro é buscar conhecimento e ficar atento às inovações tecnológicas.

Gostou das dicas sobre como aumentar a produtividade da empresa? Então assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre as maiores novidades tecnológicas no mundo do empreendedorismo!