Se existe um tema que tira o sono de muitos empresários é como aumentar as vendas — principalmente em um ambiente hostil, com muitos concorrentes e diante de consumidores cada vez mais bem informados! Por causa disso, muitos adotam medidas mal planejadas que, a médio ou longo prazo, acabam tornando o negócio insustentável.

Está incomodado com os resultados de sua empresa ou da sua equipe? Então, continue a leitura e confira nossas dicas para aumentar as vendas! Vamos lá?

Saiba onde quer chegar

Antes de mais nada, é fundamental conhecer a sua realidade atual. Para tanto, faça um estudo sobre como estão seus resultados no momento: volume de vendas por produto, por equipe, por período, etc. A partir daí, defina exatamente onde você quer chegar e o quanto é preciso aumentar nas vendas.

Não basta apenas definir um número — é fundamental transformá-lo em meta, com prazo máximo para ser alcançado e com a designação de colaboradores responsáveis. Além disso, é importante que toda a organização esteja a par dos objetivos empresariais. Independente do setor, todos precisam saber o que é esperado de seu desempenho! Só assim o time todo irá se envolver com esse objetivo comum.

Entenda que produto parado é prejuízo

Muitas vezes, a solução para aumentar as vendas está, simplesmente, em saber identificar oportunidades de negócio nos produtos que estão parados em seu estoque. Portanto, avalie seu estoque constantemente! Através de um relatório de classificação conhecido domo Curva ABC, você poderá identificar os itens que mais contribuem para o faturamento geral da empresa.

Digamos que você defina um crescimento de 30% no faturamento em relação ao último ano — o que representaria, por exemplo, R$ 50 mil a mais de vendas. Você identificou que um produto “X” tem uma margem de lucro muito maior que os demais, porém, quase não é vendido. Aproveite a margem para criar estratégias de aumento do giro deste produto, criando promoções ou pacotes com outros itens.

Veja o cliente como rei

Uma coisa é certa: o dinheiro que mantém sua empresa de pé está no bolso do cliente. Ele deve estar sempre, portanto, no centro das ações e estratégias comerciais. Você precisa conhecê-lo e monitorá-lo o tempo todo — saber seus hábitos e linguagens, seu comportamento e suas preferências.

Sua empresa precisa estar antenada com tudo o que ele faz, até mesmo nas redes sociais. E, mais do que isso, seu objetivo deve ser fidelizá-lo e torná-lo defensor da sua marca. Ao conhecer seu público-alvo, você será capaz de identificar as tendências do mercado e tirar proveito disso para aumentar suas vendas.

Precifique corretamente

O que quebra muitas empresas é a ideia de que, para vender mais, é preciso diminuir os preços. Infelizmente, muitos empresários seguem por esse caminho — que acaba levando ao prejuízo ao implementar estratégias “suicidas” de redução de preço a qualquer momento.

O preço é apenas um número que representa o quanto a pessoa vai desembolsar para levar o produto para casa. Antes de ver o preço, conscientemente ou não, ele percebe o valor do produto — que está associado ao quanto ele vai atender sua necessidade.

Ao pensar em valor, o cliente também leva em consideração a reputação da empresa, o atendimento e outros serviços envolvidos no processo. E, muitas vezes, ele até aceita pagar mais caro por isso! É preciso identificar o que é valor para ele — e como você pode utilizar isto para estimular novas vendas.

Invista em sua equipe

Esqueça os números por um momento. Olhe para as pessoas da sua equipe comercial. Será que eles estão capacitados para lidar com os clientes? E mais, eles estão engajados com sua estratégia de aumentar as vendas? Investir em um clima agradável na empresa é parte importante de manter sua equipe envolvida com suas metas. Da mesma forma, busque oferecer cursos profissionalizantes e treinamentos para que seus colaboradores cresçam cada vez mais.

E então, pronto para colocar nossas dicas para aumentas as vendas em prática? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!