O CRM, ou Customer Relationship Management (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), é um sistema que reúne informações diversas sobre o seu cliente, auxiliando nas estratégias de vendas.

Além disso, o CRM é uma ferramenta indispensável para melhorar o rendimento das equipes de vendas, bem como das equipes de atendimento e marketing, uma vez que reúne dados diversos sobre aquele cliente, como histórico de contatos com a empresa.

Quer conhecer mais sobre o CRM e como ele pode otimizar o trabalho do seu time de vendas? Então, continue com a gente!

Como funciona o CRM

O CRM é um sistema com a possibilidade de integrar diversos aplicativos e informações a uma ferramenta única, facilitando o cruzamento de dados. Ele também pode ser conectado à nuvem e, assim, atualizar as informações em tempo real.

Além disso, a ferramenta é facilmente personalizável às necessidades da sua empresa, podendo incluir gráficos, estatísticas, estudos de perfil e muito mais.

Os benefícios do CRM

Fácil utilização

Apesar de trabalhar com grande quantidade de informações e de funcionalidades, o CRM possui interface gráfica intuitiva e de fácil utilização pela equipe. Dessa forma, ele pode ser utilizado por qualquer colaborador com conhecimentos básicos de informática.

Integração de dados entres as equipes

Muitas empresas não aproveitam de forma adequada as informações que possuem de seus clientes. Em muitos casos, esses dados permanecem “isolados” em determinados setores da empresa, sem uma troca adequada entre as equipes.

O sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente resolve esse problema, pois integra os dados das equipes de marketing, atendimento, contabilidade e outros setores, facilitando a criação de um perfil mais detalhado do consumidor.

Ampliação dos lucros

O CRM causa impacto direto nos lucros da empresa. Afinal, com um sistema automatizado, o fluxo de informações ocorre de forma muito mais rápida, sem a necessidade de um número grande de colaboradores para que isso aconteça.

Além disso, o sistema pode ser programado para gerar relatórios automáticos — tarefa que, com frequência, necessita até mesmo de mão de obra terceirizada. Sendo assim, o CRM também é uma forma de reduzir os custos das empresas.

Impacto direto nos resultados das vendas

Uma das principais vantagens da implantação de um sistema de CRM em sua empresa é o impacto direto nos resultados das vendas.

Com uma ferramenta que permite acesso automático aos dados de um comprador em potencial, é possível converter essas informações em estratégias de vendas mais efetivas. Assim, você poderá oferecer um produto ou serviço que se adeque às necessidades do consumidor e, dessa maneira, aumentar suas vendas.

Melhoria na qualidade do atendimento ao cliente

Finalmente, outro grande benefício do CRM é a melhoria da qualidade nos canais de atendimento ao cliente.

Com a integração das informações do relacionamento do cliente com a empresa, torna-se possível resolver eventuais problemas de forma mais eficiente, agilizando a comunicação entre os setores e oferecendo soluções satisfatórias em um curto prazo.

Pronto para revolucionar o trabalho e os resultados do seu time de vendas através do CRM? Agora, para mais dicas de como continuar aprimorando cada vez mais sua empresa, siga-nos no Facebook e no Twitter e acompanhe todo o nosso conteúdo!