Você conhece o seu consumidor? Muitos leitores, certamente, responderão que sim, mas será que estão certos? Um gestor de uma loja de roupas masculinas, quando perguntado, pode responder, simplesmente, “homens”. Já um floricultor, por outro lado, pode dizer com toda a convicção: “casais apaixonados”. Sim, essas não deixam de ser respostas corretas, mas ainda são genéricas e imprecisas. Hoje, graças à tecnologia, é possível obter informações realmente aprofundadas.

O CRM (Customer Relationship Management) é o sistema apropriado para colher os dados dos consumidores. Com ele, o setor comercial garante mais eficácia durante as suas ações, do marketing aos vendedores. Assim, conhecendo de verdade a clientela, é possível melhorar muito os seus resultados. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Conheça, a seguir, os 4 motivos para aderir a um CRM!

1. Atendimento personalizado

Os clientes estão mais exigentes do que nunca e, por esse motivo, o atendimento nunca foi tão importante. Para ilustrar, podemos citar uma pesquisa recente da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios: mais de 60% dos consumidores entrevistados pela revista afirmaram que o atendimento é mais importante, inclusive, do que o preço do produto ou a sua qualidade.

Com o CRM, o setor comercial se munirá de informações precisas sobre cada um dos clientes, podendo traçar estratégias mais personalizadas. Assim, com um atendimento mais humanizado, é possível garantir muito mais satisfação.

2. Ações assertivas

Para o marketing e a equipe de vendas, a informação é um bem extremamente valioso. Afinal, são eles que precisam desenvolver ações para a melhoria dos resultados e, sem os dados necessários, é difícil dar os passos certos rumo ao sucesso.

O benefício do CRM é justamente garantir não só a coleta constante de dados, que serão usados posteriormente em ações, como também o livre acesso. É uma ferramenta indispensável para a equipe de vendas e de marketing, portanto.

3. Integração total

Outro ponto positivo do CRM é o fato de que você garante a integração total entre o setor comercial da empresa. Marketing e vendas, por exemplo, podem compartilhar informações entre si com muito mais facilidade, e isso ajuda a melhorar a qualidade do trabalho de ambos.

Assim, a equipe de marketing, por um lado, pode desenvolver ações com informações mais precisas, adquiridas pelo feedback dos vendedores. Já os vendedores, por outro lado, podem se aproveitar dessas ações para garantir resultados ainda melhores para a empresa.

4. Clientes fidelizados

Por fim, é claro, o resultado de um bom atendimento, de ações assertivas e da integração total de todo o setor comercial só poderia ser a fidelização da clientela. O CRM é uma ferramenta que tem sido cada vez mais usada para esse propósito.

No final, ao contrário do que muitos pensam, a adoção desse sistema é um investimento, não um custo. O motivo é muito simples: clientes fidelizados costumam comprar muito mais do que os novos, além de promoverem a empresa organicamente entre os conhecidos. Essa é a ação que, no longo prazo, diferencia as empesas sustentáveis das demais.

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