Para qualquer empresa, quanto mais clientes, melhor, pois isso trará resultados financeiros muito mais positivos para o negócio da empresa. Mas nem tudo é apenas lucro, desde a conversão do lead até o momento da realização efetiva da compra de um produto ou serviço existe todo um custo envolvido. No mercado digital damos a esse custo o nome de Custo de Aquisição do Cliente (CAC).

O que significa CAC

Como já falamos, basicamente, o CAC é todo custo envolvido no processo de conquista de um cliente que efetivará uma compra ou irá realizar algum engajamento com sua marca. Esse CAC pode ser calculado mensalmente, semestralmente ou anualmente. O ideal é fazer essa análise no menor espaço de tempo possível, pois se ele estiver alto demais será possível tomar medidas para reduzi-lo a tempo.

Como calcular o CAC – Custo de aquisição do Cliente

Não há segredo algum fazer o cálculo do CAC, para isso, basta usar a seguinte fórmula:

CAC = Gastos para atrair clientes / quantidade de clientes atraídos

Os gastos para atrair clientes são vários e você deve conta todos eles na hora de fazer os cálculos, por menor que seja o valor, ele também deve ser contabilizado. Você deve considerar o custo com marketing, que pode englobar compra de bancos de dados, pré-venda, estratégias de marketing digital e qualquer outra campanha de marketing que necessitou gastos financeiros. Também devem entrar custos com deslocamentos, reembolsos, hospedagens, comissão dos vendedores, entre outros fatores.

Veja um exemplo do cálculo

Uma determinada empresa possui um vendedor que recebe um salário mínimo e comissão de R$ 20 por cliente. Essa empresa também investiu numa campanha de marketing digital cerca de R$ 10 mil. E por fim, o vendedor conseguiu atrair 100 clientes e a campanha digital 500 clientes. Para calcular é simples:

CAC = salário do vendedor (R$ 880) + comissões totais ( R$ 2 mil) + gastos com a campanha (R$ 10 mil) / 100 clientes do vendedor + 500 clientes da campanha digital.

CAC = R$ 21,46 por cliente.

Se o produto da empresa custar R$ 50, o custo de aquisição do cliente é viável, mas se o produto custar R$ 22 então a estratégia deve ser revista, pois não é uma situação rentável.

Para que serve o Custo de Aquisição do Cliente

É muito importante ter conhecimento do custo de aquisição de clientes que sua empresa tem para mensurar se ela está lucrando ou não.

Quanto menor o valor do CAC, maior será a lucratividade, já que os gastos serão menores para a aquisição de cada cliente.

Sabendo o valor do CAC você tem como definir:

  • Metas de vendas;
  • Faturamento;
  • LTV (Lifetime Value): é o tempo que o cliente leva para gerar retorno financeiro para empresa, ou seja, a métrica ajudará a verificar quanto tempo vale a pena investir naquele cliente e se ele dará lucro futuro;
  • ROI (retorno sobre o investimento): essa métrica serve para verificar quanto cada valor investido tem trazido de retorno para o negócio;  
  •  A saúde do seu negócio em si.

Como reduzir o Custo de Aquisição do Cliente de minha empresa?

Ao fazer esse cálculo de custo de aquisição do cliente e perceber que a situação da empresa não está boa, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar essa situação e diminuir seu CAC.

Adote estratégias de baixo custo e grande alcance

O marketing digital pode ser de grande ajuda na redução do CAC. Já que a internet tem longo alcance você pode usar as estratégias de inbound marketing, como as redes sociais, marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, entre outras pare tentar reduzir seus custos e gerar mais receitas.

Existem empresas que procuram o mesmo segmento de cliente que a sua, então formar parcerias de venda e divulgação com elas , podem trazer um alcance maior de pessoas a baixo custo.

Tenha um bom relacionamento com seus Leads

Se você nutre um bom relacionamento com seus atuais clientes e estabelece uma estratégia de inbound marketing adequada, seus leads podem tornar-se defensores da sua marca e sabemos que o boca a boca ainda é uma das mais fortes estratégias de divulgação. O custo de aquisição do cliente nesse caso é quase zero.

Gostou do texto? Compartilhe nas redes sociais para dividir as informações com os amigos!