É de conhecimento geral que é preciso traçar rotas e planejar gastos, para que o rendimento de uma equipe esteja a par dos objetivos da empresa, porém, nem todos gestores realmente realizam esse planejamento. Por isso, este post visa repassar 3 estratégias para que sua equipe comercial desenvolva uma melhora no rendimento de suas vendas. Confira!

1 – Direcione a sua equipe comercial

Tão importante quanto qualquer outra estratégia, é a capacitação de sua equipe para as vendas. O vendedor deslocado em seus serviços ou sem os instrumentos necessários não reproduz o rendimento desejado para alavancar as vendas do negócio.

No entanto, o empregador que busca melhorar as habilidades do empregado precisa redirecioná-lo a trabalhos compatíveis com sua personalidade e seus conhecimentos.

Na hora das reuniões de venda, busque profissionais de diversas áreas que demonstrem a utilização e a importância de seu produto, posto que a pergunta errada na hora errada pode desestabilizar todo o discurso feito sobre o objeto a ser vendido.

2 – Treine a sua equipe comercial

Não faltam clientes insatisfeitos com atendimento, em dúvidas com relação ao produto a ser vendido, e os vendedores diversas vezes atropelam suas palavras sem refletir sobre como as informações são passadas.

O treinamento correto deve ser aplicado para cada vendedor, analisando pontos fracos e fortes do empregado. O empregador que acompanha de perto as vendas individuais de seus empregados pode usar das estratégias certas para corrigir falhas, aperfeiçoar a metodologia de vendas e garantir um rendimento melhor. Assim, os vendedores que apresentarem quantidade de vendas significativamente baixas terão a chance de melhorar seu desempenho ao buscar as estratégias corretas de venda.

3 – Use ferramentas

Em pleno século XXI, é de conhecimento amplo que a quantidade de informações recebida é monumental, resultante do avanço da internet e de vários outros meios de comunicação. Com a disponibilidade de recursos tecnológicos para gerir esta quantidade de informações, o empresário tem maior capacidade de se organizar e de inter-relacionar esses dados.

Veja algumas dessas ferramentas:

  • Funil de vendas: O funil é uma forma organizacional na qual os clientes são separados em fases, desde a fase de conhecimento do produto a ser vendido até o momento da compra. O funil não tem necessariamente uma regra, ainda que siga um padrão crescente ao avançar dos negócios.

  • Forecast: Tal qual as previsões de tempo dos jornais (Weather Forecast), o Forecast no mundo dos negócios é uma previsão, porém esta no intuito de reconhecer a data das vendas a serem fechadas. Relacionada intimamente com o Funil de Vendas, o empresário que busca gerir em previsões a conclusão de suas vendas pode programar com mais tranquilidade os investimentos e estoques necessários para as vendas.

  • Customer Relationship Management (CRM): Valendo-se de softwares, o empresário obtém vantagens acerca de seus concorrentes. Um dos softwares é o de CRM, programa recente cada vez mais utilizado no mercado. A ideia de um software como esse é a de reunir e organizar os dados relevantes de seus clientes, com relação a compras feitas anteriormente, reclamações, sugestões e até mesmo sua data de aniversário, tudo no intuito de gerar mais retorno positivo da clientela.

  • Business Intelligence (BI): Essa ferramenta eletrônica tem como objetivo o monitoramento de indicadores de performance de sua equipe comercial. Dessa maneira, o empresário tem mais oportunidades para avaliar melhor a evolução dos indicadores, monitorando o desempenho de seus empregados na tela de seu computador.

Essas foram as 3 estratégias para uma melhora significativa no rendimento da sua equipe comercial. Busca mais informações? Ainda tem dúvidas a respeito do tema? Deixe um comentário!