Quem procura melhorar processos em sua empresa certamente já sentiu a dificuldade de administrar diferentes equipes, que podem atuar em campo ou não, e ficar em locais distantes uns dos outros, com linguagens, rotinas e horários específicos.

Ao buscar soluções tecnológicas customizadas ou baseadas em aplicativos de gestão de equipes externas, uma marca ou empresa está investindo não apenas na otimização de processos, mas também no relacionamento com o cliente. Veja a seguir os benefícios deste tipo de investimento.

Melhora no controle e eficiência das equipes

Sistemas de WFM – Workforce Management propiciam maior controle de frequência e das atividades desenvolvidas pelos colaboradores. Além disso, levam à redução de papel, de contatos telefônicos e à otimização das agendas e do uso de planilhas, formulários, relatórios e ordens de serviço.

Com isso, é possível gerir com muito mais dinamismo e praticidade o tempo, a assiduidade, o desempenho, as demandas, e ainda ter um maior controle da força de trabalho como um todo.

Melhora na agilidade

Outro fator importante é o tempo gasto nos processos, na integração entre diferentes agendas e no trânsito.

O uso de FSM  Field Service Management para administrar colaboradores em campo permite obter maior agilidade e soluções mais assertivas de transporte, tanto de pessoas como da informação.

Assim, a comunicação e tráfego de informações podem ser feitos em tempo real, de maneira integrada, o que possibilita programar melhor o dia a dia e até mesmo as rotas utilizadas para deslocamento das equipes.

Aumento da satisfação do cliente

Quando falamos em melhorar a comunicação, isso também diz respeito aos clientes. Um sistema de gestão de equipes externas torna o relacionamento com o cliente mais transparente e o diálogo mais claro e ágil.

Da mesma forma, no caso dos sistemas de CRM – Customer Relationship Management, por exemplo, pode-se gerenciar o relacionamento com o cliente de maneira ampla e integrada com diferentes canais de comunicação. Isso ajuda inclusive na hora de pensar em estratégias e ações para aumentar índices de fidelização.

Redução de custos

Todas as situações acima permitem uma redução dos custos, mas o aumento da rentabilidade para a empresa que investe em tecnologia de gestão vai além disso.

Além da redução de papel e economia de recursos de maneira geral, esses sistemas também otimizam os processos, a identificação e correção de falhas, trazendo maior ganho em produtividade.

Customização da gestão de equipes externas

Mais um diferencial desse tipo de tecnologia é a possibilidade de customização. Ou seja, assim como ocorre nas plataformas de CRM – Customer Relationship Management, essas ferramentas podem ser adaptadas de acordo com a necessidade, gerando maior funcionalidade no uso cotidiano.

Como dissemos acima, com essa modalidade de investimento, pode-se trabalhar identificando falhas de conexão dos processos, otimizando rotinas e apontando soluções rápidas.

Isso permite que diferentes equipes trabalhem com maior integração e dinamismo, não importa onde estejam e quais variáveis geográficas e até mesmo culturais possam estar envolvidas.

Como se pode ver, a utilização de sistemas de gestão de equipes externas é mais eficiente quando aliada a um bom relacionamento com o cliente. Por isso, que tal conhecer também algumas dicas para garantir um atendimento de qualidade?