É constatável que a crise tem afetado negócios e tornado o cenário ainda mais desafiador para empresas que precisam gerar bons resultados em vendas. Neste aspecto, é preciso encontrar formas eficazes e práticas de melhorar o rendimento de sua equipe de vendas.

Por isso, neste post vamos falar sobre como você pode melhorar o rendimento da sua equipe. 

Alinhe objetivos e crie metas 

Fica muito mais fácil para sua equipe de vendas corresponder aos resultados esperados se conhecer bem o que a empresa pretende.

Para isso, defina objetivos (exemplo: aumentar 30% das vendas em um prazo de seis meses). De início, isto pode parecer difícil para sua equipe, que já vem tentando com esforço manter os níveis de vendas atuais. No entanto, ir com calma e por partes (metas alcançáveis) pode ajudar bastante.

Mostre otimismo e motive sua equipe

Aumentar 30% das vendas pode significar recuperar parte dos clientes que deixaram de comprar há algum tempo, por exemplo, e não exatamente elevar as vendas que a empresa já fazia.

Mostre como retomar contatos oferecendo cupons de descontos diferenciados, brindes por indicação ou próxima compra. Isso pode ser uma forma de atingir 15% deste aumento, por exemplo. Se em média dois ou três clientes voltarem por mês já torna a meta possível.

Os outros 15% poderão vir de novos clientes. Na crise, outras empresas também estão perdendo clientes. Pode ser um bom momento para criar diferenciais e chamar estes consumidores com preços ou condições mais atrativas.

Reúna sua equipe de vendas e dê feedbacks

Realizar reuniões periódicas para alinhar as ações que estão sendo executadas ajuda a equipe a ter foco. Discuta positivamente com ela: nesta semana, quantos clientes voltaram? Em contrapartida, quantos contatos foram retomados para que isto acontecesse? O que faltou?

Também considere parabenizar seus vendedores, dar incentivos, comissões maiores, prêmios ou bonificações quando apresentarem resultados surpreendentes.

Melhore os processos internos e o acompanhamento das tarefas

O vendedor precisa enxergar um acompanhamento construtivo, no qual a empresa não só espera dele, como também investe em meios que o ajudem a vender mais.

Para isto, proporcione formas de seus vendedores conseguirem ampliar a comunicação com os clientes e fazer o acompanhamento das vendas.

Com o uso de um CRM customizado a equipe de vendas consegue diminuir o tempo de resposta aos clientes e, assim, conduzi-los pelas etapas do funil com maior facilidade, evitando que se desviem ou desistam no caminho.

Otimize o tempo de seus vendedores e de seus clientes

Imagine esta história: um cliente chega à procura de uma solução específica (com o atendimento agendado) e é abordado por um vendedor que, apesar de simpático, não faz ideia de que ele já esteve lá e comprou determinado produto.

O vendedor pensa que ele ainda não conhece as opções e começa a apresentar produtos que da outra vez já foram recusados ou que o cliente explicou por que não servia para ele.

Perde-se tempo, o cliente se sente insatisfeito, irritado e conclui que ali não tem o que ele quer ou que a empresa não tem preparo.

Este final pode ser diferente se o vendedor tiver conhecimento prévio do histórico de relacionamento do cliente com a empresa e o que ele manifestou na experiência anterior, fazendo ofertas mais ajustadas e certeiras.

Facilite o acesso e troca de informações

Para que isto aconteça, os vendedores precisam encontrar informações rápidas e valiosas para tomar decisões corretas. Por isso, é importante ter ferramentas de alto valor agregado que agilizem respostas às demandas e mensurem a produtividade, apurando retorno.

Isto também evitará a perda de dados (um software na nuvem proporciona acesso imediato), ajudando a melhorar a comunicação com os clientes. O histórico ajudará também a retomar os contatos de que falamos no início.

A ferramenta usada também deve oferecer facilidade para os vendedores atualizarem informações, ajudando a explorar melhor as oportunidades a partir de qualquer canal de comunicação (seja respondendo a um e-mail, atendendo uma ligação ou na abordagem presencial).

Descobriu como otimizar os processos e investir em soluções que facilitem o dia a dia de sua equipe? A gestão de dados para relacionamento com os clientes pode ajudar a melhorar o rendimento de sua equipe de vendas? Deixe um comentário ou dúvidas abaixo!