Com o mercado nacional de e-commerce crescendo cada vez mais, aumentar vendas pela internet é o grande desafio das lojas virtuais atualmente. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apontam expectativa de expansão do setor em 2017, com faturamento de R$ 59,9 bilhões.

O cenário positivo das vendas virtuais é contrário ao das lojas físicas, que de acordo com o IBGE apresentaram desempenho negativo em torno de 6,2% no ano de 2016. Diante desse comportamento, cada vez mais empresas têm investido no cenário virtual e seguido essa tendência de consumo.

No mundo virtual as mudanças acontecem de maneira rápida, portanto é preciso estar sempre atento às necessidades do mercado para atender a demanda existente. Neste artigo falaremos sobre o tema e daremos dicas sobre como aumentar seu faturamento no e-commerce. Continue a leitura e confira!

1. Invista em um site responsivo

O site responsivo é aquele que pode ser acessado por diversos dispositivos, seja PC, celular, tablet, etc. Ele se adapta ao tamanho da tela do usuário, facilitando assim a experiência de navegação do usuário, principalmente dos que navegam por smartphones e tablets.

No caso das lojas virtuais é possível realizar a compra na hora, pelo celular mesmo, o que acaba estimulando a compra por impulso e facilita muito o processo para o usuário.

2. Qualifique os leads a partir de uma ferramenta CRM

Leads qualificados são fundamentais para o planejamento e sucesso de uma estratégia online. Uma ferramenta de CRM (Client Relationship Manager, ou em português, Gerenciador de Relacionamento com Cliente) serve para organizar o contato entre a empresa e o consumidor, otimizando assim a taxa de conversão dos leads com o perfil buscado.

Existem diversos tipos de CRM, que podem ser softwares ou ferramentas online. O importante é adaptá-lo à realidade da empresa e objetivo proposto.

3. Defina metas e analise dados

Definir metas claras e objetivas é fundamental para o aumento das vendas da sua loja virtual. Estipule uma meta mensal de vendas e trabalhe para alcançá-la. O importante, no entanto, é traçar metas atingíveis para gerar motivação e cumprir com o que foi proposto.

Após definir a meta, analise periodicamente os dados, assim saberá se está no caminho certo para atingir o plano traçado e, caso necessário, poderá readequar a estratégia e/ou corrigir possíveis falhas.

4. Melhore o desempenho da equipe comercial

Sem o comprometimento da equipe comercial é impossível aumentar suas vendas, portanto, mantenha os vendedores motivados e cientes da sua importância para o sucesso da empresa.

Para manter a motivação de toda a equipe tenha metas alcançáveis, ofereça suporte e qualificação por meio de treinamentos, cursos de formação, etc. Outra dica importante é oferecer prêmios e recompensas de acordo com a produtividade de cada um e estimular a competição saudável na empresa.

5. Deixe claro que a compra na sua loja é segura

Por mais que o cenário tenha mudado, uma das principais preocupações dos consumidores em relação à compra online é a segurança. Para corrigir esse problema, adote selos de certificações, que vão garantir aos usuários a seriedade da sua loja e assegurar que a compra é indicada e segura.

Neste artigo falamos sobre o cenário do e-commerce nacional e demos algumas dicas para aumentar vendas pela internet e tirar vantagem do crescimento que ele tem apresentado nos últimos tempos.

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto ou tiver alguma dúvida sobre o tema, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!