Muitas empresas confundem as ferramentas de automação de marketing com as de marketing digital. Essa confusão as faz acreditar que essas ferramentas significam apenas a substituição da intervenção humana por processos mecanizados durante a nutrição de leads.

A automação possibilita compreender e interagir de forma personalizada e escalável com os consumidores que entram em contanto com a marca. Por isso, entender os interesses dos leads e o estágio atual do funil de vendas em que se encontram é essencial para o negócio, principalmente no atendimento automatizado às necessidades desse público e na sua satisfação com a corporação.

As ações de automação são muito diferentes das praticadas no e-mail marketing, especialmente em relação ao timing. Isso porque, nos disparos do segundo, compreende-se que todos os leads do negócio necessitam do conteúdo em um mesmo momento — mesmo com a base de contatos separada por segmentos.

Ficou interessado no assunto? Então continue lendo este texto para conhecer 6 ótimas práticas de automação de marketing para o seu negócio. Vamos lá!

1. Personalize o conteúdo de acordo com o nicho

A elaboração de conteúdos promocionais sobre os produtos e serviços da marca deve levar em conta o segmento do seu público em relação ao material que vai ser enviado, já que essa ação é a porta de entrada para converter os leads em vendas e conseguir engajá-los com a empresa.

Utilizar dados relacionados ao público-alvo, como informações demográficas e comportamentais, e unificá-los a grupos com atributos similares permitem segmentá-los para um conteúdo personalizado mais eficaz. Por isso, dar atenção aos detalhes, como o nicho a que essas pessoas pertencem, possibilita direcionar os conteúdos promocionais com maiores chances de conversão.

Enviar um material personalizado é importante para obter uma comunicação mais direta e efetiva com os clientes. Dessa forma, fica mais prático atender às necessidades dos consumidores e alavancar a sua satisfação sobre a organização e seus conteúdos.

2. Qualifique os seus leads

A qualificação é uma prática muito importante na automação de marketing. É ela que determina quando um lead está pronto para prosseguir em sua jornada de compras. Isso facilita a abordagem do público para uma conversão mais efetiva com base em seus dados.

As informações demográficas e comportamentais, como emprego, salário, idade, aberturas de e-mail e conteúdos baixados, ajudam a qualificar melhor a base de leads da empresa. Dessa maneira, é possível entender em que fase do funil de vendas o lead se encontra e planejar a comunicação para um resultado mais efetivo.

Esses dados servem para que o planejamento das futuras abordagens possa criar uma melhor aproximação com os clientes. Assim, os conteúdos vão chegar ao destinatário nos momentos em que eles são realmente requisitados, aumentando a satisfação e otimizando os resultados.

3. Alimente os ambientes virtuais

Os ambientes virtuais são de suma importância para atingir o consumidor, principalmente de forma orgânica. Alimentar as páginas e redes da organização para que ela tenha uma presença online melhor é uma ótima forma de aumentar os rendimentos.

Por isso, criar conteúdo relevante e manter as páginas sempre atualizadas, garantindo uma interação com o público, são boas maneiras de marcar presença nos espaços virtuais. Assim, há um aumento da visibilidade da marca, possibilitando a conquista e o engajamento de novos leads para o negócio.

As ferramentas de automação de marketing permitem programar e agendar mensagens e atualizações nas redes e nos sites da empresa. Portanto, com o conteúdo atualizado fica mais prático alavancar os resultados conquistados.

4. Crie um senso de necessidade nos clientes

Nem sempre as pessoas têm total consciência de suas reais necessidades. A automação de marketing possibilita, por meio da coleta de dados relacionados ao nicho dos consumidores, entender o que eles precisam — mesmo que, a princípio, eles mesmos não entendam.

Dessa forma, compreender em que etapa do funil de vendas está o seu público-alvo e definir a abordagem que vai ser realizada é importante. Isso permite à empresa providenciar um senso de que o seu conteúdo é realmente necessário. Ou seja, são criados recursos e estratégias para promover uma conscientização sobre a necessidade de algum tipo de produto ou serviço que a marca oferece.

5. Defina as métricas

As ferramentas de automação de marketing dão aos gestores a possibilidade de definir e mensurar as métricas utilizadas nas campanhas. Esse acompanhamento detalhado sobre o desempenho do conteúdo promocional é uma ótima forma de entender o que foi funcional e o que não foi.

Uma boa ferramenta é capaz de produzir relatórios completos com informações detalhadas e confiáveis. Além disso, elabora gráficos para melhorar a compreensão sobre os dados apresentados e fazer comparações automáticas que facilitam a análise geral.

Com base no material adquirido, o planejamento consegue ter novos insights sobre o comportamento dos leads em relação às abordagens passadas e adaptar as futuras campanhas para melhorar o relacionamento com o público.

6. Crie conteúdos

A acessibilidade nas redes está em constante crescimento. Boa parte do público consumidor da marca está navegando pela Internet, procurando por respostas que resolvam os seus problemas.

Os mecanismos de busca baseiam-se nas palavras-chave para ranquear os sites nas páginas de resultados. A criação de conteúdo relevante em blogs, que abordam assuntos de forma útil e interessante para a vida das pessoas, é uma maneira orgânica de atrair leads para o negócio.

As ferramentas possibilitam mensurar o tráfego nas páginas, como o tempo de permanência nelas, e auxiliam a direcionar as estratégias de acordo com o fluxo de movimento dos usuários.

Portanto, a automação de marketing é uma prática muito necessária para alavancar os resultados das empresas. O seu uso se mostra essencial devido aos diversos benefícios que traz para os negócios. Em meio a um cenário competitivo, ter em mãos maneiras efetivas de converter os leads em vendas é uma ótima forma de se destacar no mercado e aumentar os rendimentos.

Implementar o uso de ferramentas que possibilitem a automação de marketing é um ótimo investimento, e contar com a ajuda de profissionais especializados garante o pleno funcionamento do sistema. Gostou deste texto? Então aproveite e entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços!