O Big Data é uma expressão que indica o conjunto de dados que formam as informações vitais de uma empresa e podem interferir diretamente nos negócios do dia a dia. O importante desses dados não é a quantidade de informações, mas, sim o que a empresa faz com elas para possibilitar o crescimento do negócio. Sendo assim, Big Datas são utilizados para conseguir insights para saber como tomar as melhores decisões e direções estratégicas do negócio. Elaboramos este texto para que você entenda por que o Big Data é tão importante para o time comercial. Confira!

Qual o potencial do Big Data?

O Big Data funciona como um grande armazenado de dados acumulados sobre tudo que é produzido dentro da empresa. Dados como fontes publicadas em Internet e redes sociais como o Facebook e Twitter, até informações que são transmitidas a partir de outros dispositivos conectados. Esses dados podem ser utilizados para saber o que manter no banco, além de analisar o nível de divulgação e compartilhamento para fins de consumo.

Por que o Big Data é importante?

Desde quando o mundo existe, os dados sempre foram utilizados como meio de saber mais sobre o mundo onde vivemos. Nessa era da tecnologia, ficou muito mais fácil manter dados e informações em pequenos dispositivos, graças aos avanços computacionais.

Esse desenvolvimento cresceu chegando ao ponto do armazenamento se tornar tão grande, que a centralização dos dados não está mais conseguindo suportar. Por isso, várias empresas começaram a utilizar data centers para organizar as suas informações.

Qual a composição do Big Data?

O Big Data é composto por três itens: volume, velocidade e variedade.

Na linguagem especializada, o volume é a quantidade de dados que são considerados grandes e que crescem de forma exponencial. A Velocidade é o tempo que o tratamento de dados é feito. Muitas vezes ele é apenas realizado em tempo real.

A variedade é mais um aspecto importante do Big Data, que é a diversidade de informações. Ele deve estar em conjunto com a veracidade, pois mesmo que os dados tenham volume, velocidade e variedade, de nada adianta se a informação não possui fontes confiáveis. Nesse caso, a consistência de dados é muito importante para o armazenamento de informações confiáveis.

O que o Big Data pode trazer de bom para a sua empresa?

O Big Data pode trazer mais lucro para o seu time comercial, pois proporciona o armazenamento de dados úteis, que poderão ser utilizados para ampliar o número de vendas e direcionar a relação com os clientes. Organizar os dados que o time acumula pode ajudar a criar um Big Data como inovações para chamar a atenção dos consumidores.

Essa ferramenta ajudará o seu time a explorar mais as necessidades e os desejos dos seus clientes, uma vez que possibilita a coleta de dados relacionados aos meios tecnológicos e sociais que eles utilizam.

Como manipular os dados do Big Data?

Como o compartilhamento de publicações em sites e redes sociais são capazes de expandir a marca para vários consumidores, os sites acabam necessitando de mais técnicos e muitas manutenções para manter esses dados. É nesse caso que aparece o conceito de SQL, linguagem própria criada especialmente para trabalhar com dados. Sendo assim, é uma ferramenta que auxilia a manipular a grande quantidade de informações que o Big Data proporciona.

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter e não perca os nossos próximos posts!