O Business Intelligence (BI) otimiza softwares e serviços para transformar dados em inteligência acionável, a fim de fundamentar decisões estratégicas e táticas das empresas.

As ferramentas de BI processam grandes conjuntos de dados e apresentam resultados analíticos em relatórios, resumos, dashboards, painéis, gráficos e mapas para fornecer aos usuários informações detalhadas sobre o andamento de seus negócios.

Você sabe como utilizar o Business Intelligence a favor do seu negócio? Já pensou em como a análise dos dados que ele proporciona pode ser o fator determinante para o sucesso da empresa? Vamos esclarecer esses e outros pontos neste artigo. Ao final, você verá como o BI pode ser a peça que falta para potencializar seus lucros. Confira!

Decisões fundamentadas em dados precisos

O termo “Business Intelligence” é, sem dúvida, um dos mais utilizados no cenário empresarial moderno. Novos modelos de BI são mais fáceis de usar, têm interfaces mais simples e podem ser operados e compreendidos mesmo pelos colaboradores menos familiarizados com as inovações tecnológicas.

Muitas vezes, gerenciar um negócio ou empreendimento é tratado quase como um jogo de azar, e não deveria ser assim. Sob essa perspectiva, empreendedores e gestores ficam limitados a “dar o melhor palpite” ou a “confiar em seus instintos”.

Quando é o futuro da sua empresa que está em jogo, nenhum desses métodos deve ser tomado como um meio sério para atingir objetivos.

Dirigir seus negócios com base no senso comum ou mero achismo significa que você não possui dados abrangentes e adequados para formar uma estrutura confiável, que lhe permita tomar decisões assertivas e bem informadas.

Com o Business Intelligence, por outro lado, você pode acessar dados precisos, atualizações em tempo real, além de visualizar tendências e, até mesmo, simulações de cenários futuros.

Respostas rápidas

Outro grande incentivo para os usuários de Business Intelligence é a possibilidade de obter respostas imediatas a questionamentos importantes para os negócios. Você pode tomar decisões mais rápidas com base nessas respostas sem ter que passar por páginas e páginas de relatórios escritos e perder tempo valioso.

Métricas facilmente acessíveis

Com os atuais softwares de BI, qualquer membro qualificado da sua organização pode ter acesso a importantes dados da empresa, como métricas de desempenho, dashboards e outros relatórios críticos por meio de dispositivos móveis.

Enquanto houver acesso à Internet, qualquer informação relevante pode ser acessada ​​e utilizada por colaboradores, executivos, parceiros etc.

Informações valiosas sobre o comportamento dos clientes

Um dos maiores benefícios de se ter uma plataforma de Business Intelligence em sua organização é adquirir a capacidade de analisar o que o mercado está comprando (ou não).

Dessa forma, você terá a oportunidade de transformar esses insights em lucros, reter e fidelizar seus clientes atuais, além de aumentar as oportunidades de atrair novos e valiosos compradores.

Eliminação de ineficiências

Existem muitas organizações que, infelizmente, desperdiçam muito tempo procurando informações em diferentes fontes de dados, quando precisam de ajuda para obter uma compreensão mais acurada de seus próprios negócios.

Ao encontrar essa informação pertinente, ainda se deparam com a necessidade de converter, mesclar e relatar os dados, comunicar opiniões, discutir o que deve ser feito etc.

Com um sistema de Business Intelligence, todos os dados necessários são provenientes de uma única fonte e podem ser acessados a partir de um dashboard e convertidos em relatório. Isso economiza muito tempo e energia ao remover ineficiências do processo.

Gostou do artigo? Então, siga-nos nas redes sociais e acompanhe todas as nossas novidades. Estamos no Facebook e no LinkedIn!