Produtividade é uma das coisas mais valorizadas nas empresas e também é uma das maiores preocupações, afinal, tempo é dinheiro. Por isso, pessoas e equipes altamente produtivas são valorizadas no ambiente empresarial.

Porém, hoje há uma realidade em que muitos colaboradores trabalham fora da empresa, seja em apenas parte do dia, parte da semana ou, na maioria dos casos, durante a semana inteira.

Nessas situações, a preocupação com a produtividade é maior, visto que para o profissional que está trabalhando externamente, muitos fatores podem influenciar para atrapalhar seu desempenho, se comparado quando está trabalhando dentro da empresa.

Então, nesse post, vamos fornecer algumas dicas para aumentar produtividade de equipes externas. Acompanhe!

Identifique possíveis falhas

Muitas vezes a produtividade é comprometida devido à falhas no processo. Então, identificar quais são essas falhas é essencial para buscar uma solução. Em alguns casos, essas falhas também são as responsáveis por gastos desnecessários no gerenciamento da equipe que está trabalhando externamente.

Faça um bom planejamento

O aumento da produtividade também está ligado a ter um bom planejamento que direcionará as ações de execução de qualquer processo. Dessa forma, será possível garantir que a gestão da operação da empresa seja excelente, mesmo trabalhando com colaboradores de forma externa.

Meça os resultados

Outra ação responsável por aumentar a produtividade de equipes externas é monitorar e medir os seus resultados. Dessa maneira, identifique quais são os pontos-chaves do trabalho e crie indicadores — os chamados KPIs (Indicadores de desempenho, em português) — para medi-los ao longo do tempo.

O ideal é que cada etapa do processo tenha um KPI específico para que seja possível entender se aquela etapa está sendo executada de forma correta, evitando que ela atrapalhe as etapas posteriores.

Invista em capacitação

É impossível falar em aumentar produtividade sem tocarmos em assuntos relacionados à gestão de equipes. Isso se torna mais importante quando estamos falando de uma equipe externa, ou seja, a sua gestão deverá ser ainda mais eficiente.

Por isso, investir em capacitação para saber gerir esses colaboradores é importante para que o gestor tenha condições de garantir que o trabalho seja realizado com eficiência, apesar da distância.

Agilize o fluxo de trabalho

Se houver maneiras de propor um fluxo de trabalho que seja agilizado, você contribuirá significativamente para seu colaborador aumentar a sua produtividade.

Quando falamos de equipes externas, é preciso pensar em como esse fluxo se encaixa com as demandas da equipe, ou seja, se um colaborador está atendendo um cliente em uma região, é muito mais inteligente que ele se desloque para outro cliente que esteja próximo quando terminar o serviço anterior.

Além de agilizar o fluxo de trabalho, ações como essa ajudam a fidelizar o cliente, pois nas próximas visitas ele já conhecerá o profissional que irá atendê-lo.

Tenha uma boa comunicação

Se falhas de comunicação já atrapalham o trabalho de equipes internas, imagine para as que trabalham externamente. Por isso, é importante que haja uma boa comunicação entre as áreas externa e interna da empresa, com informações detalhadas de cada serviço que será executado.

Além disso, os profissionais que estão trabalhando de forma externa devem ter acesso a qualquer informação que precisarem.

Busque o apoio da tecnologia

Não se esqueça que hoje a tecnologia tem condições de atender a qualquer demanda empresarial, inclusive com a gestão de equipes externas. Então, busque ferramentas colaborativas que possuem o objetivo de aumentar a produtividade de serviços que são prestados fora da empresa.

Essas tecnologias permitem o uso de inúmeras funcionalidades como: otimização de processos, padronização de tarefas e execução de trabalho em grupo.

Nesse sentido, destacamos as soluções Field Service Management e Work Force Management. Eles atuam na melhoria da produtividade de equipes que trabalham em campo.

Quer acompanhar outras dicas para aumentar produtividade de equipes externas? Então siga-nos Facebook e Linkedin!