Na era do consumidor 2.0, o relacionamento com o cliente é um dos principais focos do empresariado. Afinal, mais ativos e exigentes do que nunca, eles demandam das empresas proatividade e, é claro, um atendimento de primeira qualidade. Prova disso é um estudo da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que mostrou que o bom atendimento é a maior prioridade para o consumidor.

A pergunta que fica, então, é a seguinte: como fazer para aprimorar esse relacionamento? A resposta está na tecnologia. Certamente, o CRM (Customer Relationship Management) é o sistema que pode ajudá-lo nessa tarefa. Hoje você vai descobrir como esse sistema pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio. Continue a leitura e confira!

Otimiza os investimentos em marketing

O CRM é uma ferramenta que tem como objetivo coletar, armazenar e administrar as informações dos clientes. Claro que a primeira equipe a ser beneficiada com isso é o marketing, afinal, com dados concretos sobre o consumidor, pode realizar estratégias mais focadas em suas necessidades, o que aumenta o ROI — Retorno Sobre o Investimento.

Isso acontece porque com o CRM é possível acompanhar o consumidor em todos os estágios do funil de vendas, o que certamente garante maiores resultados: topo, meio e fundo de funil podem ser contemplados e ter suas características respeitadas.

Melhora o desempenho da equipe de vendas

Evidentemente, não é apenas o marketing que é beneficiado com o CRM. A equipe de vendas também pode realizar um trabalho muito melhor com a ajuda da ferramenta, afinal, é esse time que precisa se aproximar do cliente, conhecer suas preferências, entre outras coisas, para fazer a abordagem e aumentar as vendas.

Com o CRM, portanto, você melhora o desempenho dessa equipe e, assim, pode gerar ainda mais caixa para o negócio.

Aumenta a fidelização dos clientes

Com ações de marketing mais focadas nas reais necessidades dos clientes e vendedores preparados a empresa finalmente consegue trabalhar na fidelização dos clientes. Essa é a base para construir uma empresa sustentável, afinal, é preciso de uma carteira de clientes para manter o negócio operando.

Além disso, o CRM ajuda a acompanhar os próprios programas de fidelização desenvolvidos pela empresa, o que facilita ainda mais a implementação desse tipo de estratégia.

Garante a integração dos dados

Por fim, o CRM é uma ferramenta que garante a integração dos dados da empresa — marketing e vendas compartilham das mesmas informações. Qual é relação disso com o aumento de vendas? É que, com os dados integrados, ruídos de comunicação são evitados internamente e, com isso, é possível fazer com que o time de vendas e de marketing atuem de maneira colaborativa.

A união desses dois times é o segredo de qualquer empresa de sucesso e com o CRM também pode ser o diferencial da sua. É a coesão que garante a harmonia da empresa e, consequentemente, os resultados.

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