Independentemente do setor, fazer um bom trabalho é importante, mas não é sempre o suficiente para atrair o maior número possível de clientes. Na verdade, o que os consumidores buscam é um diferencial competitivo, ou seja, algo que torne único aquele produto ou serviço em comparação com o resto.

A questão nem sempre é ser “o melhor”, mas sim estar à frente das práticas atuais da sua área e oferecer algo que ninguém mais tem. Investir nesse diferencial é fundamental para qualquer empresa que pretende se manter aberta por bastante tempo, ainda mais em um mercado cada vez mais concorrido.

Se você quer criar um diferencial competitivo para sua empresa, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Separamos aqui algumas das principais dicas práticas que você pode seguir a partir de agora e ter um negócio ainda mais bem-sucedido. Confira!

Saiba mais sobre sua empresa

O primeiro passo para se destacar diante do grande público é entender o que torna seu negócio, serviço ou produto especial em comparação com o resto. Sempre se pergunte: “O que eu tenho a oferecer que ninguém mais oferece?”. É uma questão bem mais profunda do que parece à primeira vista.

Conhecer os próprios limites, qualidades, falhas e pontos de melhoria é fundamental em qualquer trabalho. Sem essas informações, você não estará em uma posição tão boa para se aprimorar ou focar naquilo em que sua equipe é melhor. Lembre-se: se você entende a própria capacidade, já terá vencido metade da batalha.

Acompanhe seus concorrentes

Além de pensar em si mesmo, também é uma boa ideia avaliar o diferencial competitivo dos seus concorrentes de mercado. Há vários bons motivos para fazer isso, desde entender quais são os padrões que devem ser atendidos na operação do seu negócio até descobrir quais segmentos do mercado estão mais saturados e, portanto, não são um bom foco para seus investimentos.

Há várias maneiras de avaliar a concorrência. Você pode acompanhar sites de opiniões de clientes, portais de transparência e até mesmo testar os serviços e produtos por conta própria. Nunca se sabe. Aprender com seus rivais é uma ótima maneira de aprimorar seu atendimento e superar a concorrência.

Foque em demandas que ninguém atende ainda

O que a maioria das pessoas busca hoje em dia não é apenas qualidade, mas também exclusividade. Se elas encontrarem o mesmo tipo de serviço ofertado por duas empresas diferentes, mas que apresentam o mesmo nível de eficácia, certamente vão escolher a opção mais conveniente ou barata. Porém, se uma delas oferece algo mais, então estarão mais dispostas a abrir mão da conveniência.

Além disso, oferecer serviços para grupos que ainda não são devidamente atendidos dará um novo mercado para explorar, com o mínimo possível de concorrentes. O primeiro que avançar em um novo campo e ganhar renome nele se tornará uma referência nessa área — algo que você dificilmente conseguiria se chegasse a um ramo já consolidado.

Capacite seu time ao máximo

Uma parte considerável do diferencial competitivo de um negócio vem do nível de capacitação da sua equipe. Afinal, sem um grupo de profissionais preparado para lidar com as demandas dos clientes, nenhuma estrutura de negócios se mantém. E não falamos apenas em contratar pessoas com a formação correta, mas também de investir você mesmo na capacitação da equipe.

Oferecer um curso ou mesmo tirar um tempo do seu dia de trabalho para instruir novos colaboradores faz toda a diferença no desempenho deles, além de estimular sua fidelização. E como essa estratégia impacta diretamente a produtividade da equipe, você terá uma ótima taxa de retorno em pouco tempo.

Torne a inovação parte da sua cultura empresarial

“Cultura de inovação” é um termo cada vez mais recorrente em diversos negócios ao redor do mundo. Basicamente, esse termo se refere a uma forma de atuação que busca sempre criar serviços, produtos ou processos. Cada colaborador é estimulado a pensar seu trabalho fora da caixa, buscando soluções melhores para problemas do dia a dia.

Como o nome diz, essa é uma mudança na cultura da empresa. Ela não vai acontecer da noite para o dia nem ser algo fácil. De pouco a pouco, você pode estimular a criatividade da sua equipe, coletar informações, reestruturar sua hierarquia e, acima de tudo, dar o exemplo. Afinal, se você tiver medo de mudar, não pode esperar que sua equipe faça isso por conta própria.

Invista no melhor relacionamento com o cliente

Para se consolidar diante do grande público, é importante que você saiba como destacar seu diferencial competitivo para cada um dos seus melhores clientes. Quanto mais eles entendem que o seu serviço oferece algo único, mais eles tendem a se tornar fiéis a sua marca. Para isso servem as práticas de marketing de relacionamento. O mais importante aqui é que você conheça a pessoa com quem fala:

  • quais são suas principais necessidades?

  • Onde ela vive?

  • Qual é seu poder aquisitivo?

  • O que você pode fazer para aliviar suas dores?

  • Como pode continuar aprimorando o serviço que já oferece?

Lembre-se disto: quanto mais atitudes você tomar para fortalecer o laço entre o negócio e o cliente, mais satisfeitos vocês dois tendem a ficar.

Automatize parte do processo de gestão

Boa parte do seu trabalho como gestor é analisar dados. Porém, nenhum ser humano possui capacidade cerebral para absorver todo o volume de informações gerado diariamente em um grande negócio e ainda ser capaz de tomar uma boa decisão empresarial. Invariavelmente, você vai precisar de uma ferramenta para ajudar.

Para isso servem sistemas como o CRM e cloud computing. Com os softwares certos e algum conhecimento, é possível diminuir o peso dessas funções e tornar todo o processo mais eficiente. Com mais tempo disponível, você poderá se dedicar a tarefas mais produtivas, que tenham maior impacto na rentabilidade da sua empresa.

Com essas dicas, você já pode começar a investir no diferencial competitivo do seu negócio e usufruir dos bons resultados dessa estratégia.

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