Um dos principais objetivos de um plano de marketing é atrair novos clientes. Para atingir tal meta, são desenvolvidas estratégias para gerar contatos que possam ser convertidos em consumidores.

No marketing digital, esses possíveis clientes são conhecidos como leads. Mas o que são leads, exatamente? E qual é seu papel na área comercial das empresas? Como posso gerá-los e nutri-los? O post de hoje vai responder tudo isso. Confira!

O que são leads?

O lead é um potencial cliente da sua empresa. É alguém que demonstrou interesse pelo seu negócio e forneceu informações de contato (email, telefone), em troca de alguma oferta oferecida em seu site, como material rico ou assinatura de newsletter.

Ao fazer isso, o consumidor demonstra que tem interesse no conteúdo que sua empresa ou site está oferecendo. Assim, de acordo com os conceitos do inbound marketing, ele avança no funil de vendas e se torna um lead,

Qual o papel do lead para a área comercial das empresas?

Ao investir em estratégias para a geração de leads, você otimiza o trabalho dos times de marketing e vendas e aumenta o número de oportunidades e negócios fechados.

Quando seu time de marketing gera leads, ele encaminha consumidores preparados para adquirir seu produto até seu setor de vendas. Consequentemente você terá um aumento na taxa de conversão, que é o principal objetivo da geração de leads.

Porém, não é possível garantir que todo lead vai se tornar um cliente, pois cada um apresenta um nível de engajamento. Assim, gastar forças em leads de baixa qualidade é um desperdício do seu investimento em marketing e do seu tempo.

Como gerar leads?

Agora que você já sabe o que é um lead e qual a importância dele para sua área comercial, é hora de aprender a gerá-los!

Primeiro, é importante ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Ofereça conteúdo que tenha utilidade para seus visitantes, criando assim um vínculo entre eles e a sua empresa.

Porém, é importante esclarecer novamente que leads são diferentes de visitantes. Um visitante é alguém que, por qualquer caminho que seja, chegou ao seu site, podendo interagir com ele ou não. Um lead é alguém que foi mais adiante. Além de visitar sua página, ele se interessou pelo seu conteúdo e lhe ofereceu informações de contato.

Por isso, para transformar visitantes em leads, crie ferramentas que convidem seu visitante a se mover no funil de vendas e a se tornar um lead. Saiba como:

  • Insira em um box para assinatura de newsletter no seu site;

  • Use CTAs convidando o visitante a ler outro conteúdo;

  • Crie landing pages com ofertas de conteúdo em troca de uma informação de contato.

Mas não basta gerar leads. É preciso nutri-los para, então, levá-lo a cumprir a última etapa do processo de vendas: a compra. Para tanto, não perca o próximo tópico.

Como posso nutrir meus leads?

Conseguir o contato do seu possível consumidor não é o suficiente. Você precisa alimentá-lo adequadamente para transformá-lo em cliente. Mas alimentá-lo de quê?

Ora, de mais conteúdo! Se o seu contato já demonstrou interesse em um assunto específico, a nutrição consiste em enviar para ele ofertas de conteúdo sobre esse tema. Porém, aprofunde-se no assunto por meio da oferta de material diferenciado.

Para facilitar esse processo, utilize ferramentas de automação de marketing. Elas te ajudam com a segmentação dos leads, permitindo que você envie conteúdo específico para cada um deles. Além disso, as ferramentas otimizam o tempo gasto com produção e envio dos materiais e ajudam a medir os resultados de suas ações.

Mas cuidado! Não é porque um visitante forneceu seus dados que você pode encher a caixa dele de emails. Com isso, você corre o risco de fazê-los recuar no funil de vendas.

Para evitar esse tipo de erro, invista em um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) para um bom gerenciamento de leads. Reforçar a relação com os clientes em potencial é importante para orientá-los com sucesso rumo à conclusão do negócio.

Agora que você já entendeu melhor quem são os leads, siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e tenha sempre acesso a mais conteúdos sobre o assunto!