O aumento da popularidade da tecnologia diante do grande público permitiu que diversas empresas passassem a adotar novos recursos em sua administração, especialmente para lidar com seu público. Uma das mais usadas é o Customer Relationship Management, ou CRM, ferramenta utilizada para fazer a gestão de clientes e elevar suas vendas.

À primeira vista, essas não parecem ser ações tão relacionadas, mas na verdade são: automatizar o gerenciamento da sua carteira de clientes melhora a qualidade do trabalho, e isso se reflete no faturamento do seu negócio. Como isso é possível? Bem, é isso que vamos esclarecer agora.

Veja aqui algumas das maneiras mais distintas de usar o CRM para impactar positivamente as vendas da sua empresa!

Compartilhe as informações com sua equipe

Todo o processo de gestão de clientes começa com a coleta de informações. Quanto mais você sabe sobre seu público-alvo, suas preferências e problemas, mais preparada sua equipe comercial estará para lidar com ele. O mesmo vale para o atendimento de cada lead individualmente.

Se os registros não forem compartilhados, poderá haver alguns problemas. Por exemplo, digamos que um atendente que iniciou um atendimento com um cliente não possa dar continuidade ao processo. Outro profissional terá que dar prosseguimento, mas não vai ter muitas informações e orientações necessárias para isso.

Porém, quando sua base de dados sobre o público é compartilhada por meio de um CRM, qualquer um pode ler o que já foi registrado e manter o nível de qualidade de atendimento e venda.

Segmente seu público

De forma mais ampla, o CRM é uma ótima ferramenta para acompanhar sua base de clientes e entender o que eles têm em comum. E, claro, compreender quais são os subgrupos que estão presentes nessa grande massa de pessoas. Pode ser apenas um detalhe, mas se ele for suficiente para identificar outro nicho, então já será útil.

Quanto mais específica for a segmentação do seu público, mais alta tende a ser sua taxa de captação, pois você poderá focar em aspectos que mais agradam aquele subgrupo. Se você pretende maximizar sua eficiência de vendas, esse é o melhor caminho.

Acompanhe a jornada do cliente

Uma parte importante do seu trabalho de gestão de clientes é saber em que parte da jornada de compras eles estão no momento. Essa jornada, como o nome indica, representa o quão próximo um lead está de se tornar um cliente, ou o quanto um consumidor fidelizado está próximo de retornar. E o CRM é uma ótima ferramenta para acompanhar esses estágios.

De forma simples, a jornada do cliente é dividida em três partes:

  • Conhecimento: o lead ainda precisa de mais informações;

  • Consideração: o lead está buscando soluções para o seu problema;

  • Compra: o lead escolheu sua solução e está pronto para receber uma oferta.

Para cada estágio, você deve ter uma atitude diferente. Se você e sua equipe mantiverem a postura certa ao longo do caminho, suas chances de conversão serão bem mais altas, o que aumenta a rentabilidade de cada venda.

Não há dúvidas de que uma gestão de clientes eficiente e o aumento das vendas estão intimamente relacionadas. Ao adotar as melhores práticas e as ferramentas mais avançadas, as chances de você otimizar seus resultados serão muito maiores.

Agora que você tem essas informações, por que não começa a usar seu CRM para melhorar sua gestão de clientes e conseguir mais vendas? Se quiser mais ajuda para começar tudo do jeito certo, entre em contato conosco e saiba como podemos sua empresa!