A integração entre CRM e ERP traz uma série de vantagens para a empresa, pois permite eficiência na gestão de processos e melhoria nos resultados. Com as duas ferramentas integradas, é possível obter informações concretas e precisas tanto sobre os dados da empresa quanto sobre a maneira como ela se relaciona com seus clientes.

Neste artigo, falaremos sobre as vantagens da integração entre as duas ferramentas e como cada uma pode ser útil no dia a dia da sua empresa. Continue a leitura e confira.

Por que promover a integração entre CRM e ERP?

A solução CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) serve para gerenciar todas as informações dos clientes (nome, contato, etapa de compra, histórico de vendas, etc.); já o ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em português) é responsável por cuidar de todas as operações da companhia (administração de pessoas, faturamento, contabilidade, etc.).

O uso integrado dos dois softwares de gestão é vantajoso porque oferece uma visão 360 graus da base de clientes, ao mesmo tempo em que fornece informações estratégicas sobre faturamento, gestão de encomendas, estoque, etc.

Para obter um processo de integração eficiente, é preciso que cada departamento da empresa assuma seu papel no projeto e colabore na definição clara dos objetivos a serem alcançados, assim como no modelo pretendido. 

Quais as vantagens da integração entre CRP e ERP?

1. Compreensão completa sobre as atividades da empresa

O foco da solução CRM é o relacionamento com o cliente, enquanto o ERP se concentra nas atividades dos funcionários. Utilizar essas duas ferramentas juntas permite uma visão completa de todas as atividades da companhia, auxiliando, assim, a análise e a tomada de decisões.

2. Otimização de tempo

Ter um sistema integrado diminui o tempo de acesso aos dados necessários na execução de tarefas, uma vez que todas as informações podem ser encontradas em um único programa. A integração também torna o treinamento para uso dos sistemas muito mais rápido e produtivo.

3. Aumento das opções de crescimento

Para uma empresa crescer, é preciso aumentar o número de vendas e diminuir os custos de produção e, nesse cenário, o uso integrado das duas ferramentas é um grande aliado, uma vez que a CRM trabalha para melhorar o relacionamento com o cliente e gerar mais negócios, enquanto o ERP auxilia na diminuição de gastos desnecessários.

4. Melhora na colaboração entre as áreas da empresa

O sucesso de uma empresa depende da colaboração entre áreas diferentes. Quando as fontes de dados não são unificadas, aumentam-se muito as chances de erros, uma vez que cada área pode estar usando informações diferentes. Dessa forma, unificar essa base de dados é fundamental para uma estratégia vitoriosa.

5. Suporte mais fácil

A integração dos sistemas facilita a identificação e o diagnóstico de problemas por parte da equipe de suporte, o que acaba diminuindo possíveis pausas do expediente ocasionadas por problemas técnicos e imprevistos.

Quando utilizadas juntas e da maneira correta, essas soluções podem ser muito valiosas para o seu negócio. Neste artigo, falamos sobre a importância da integração entre CRM e ERP e sobre os seus impactos na melhora dos negócios da empresa.

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