É cada vez mais claro que a computação em nuvem, ou cloud computing, confirma-se como uma tendência tecnológica capaz de resolver os problemas das empresas, independentemente se são de grande, médio ou pequeno portes. Sem dúvida, é uma tendência que veio para ficar.

Entre seus principais benefícios, estão o armazenamento de dados com segurança, a possibilidade de trabalhar de forma remota e a economia por dispensar o investimento em supercomputadores ou na manutenção de datacenters.

Mas como essas vantagens podem fazer a diferença nos resultados do seu negócio? Vamos ver neste post 5 motivos indispensáveis para você investir em cloud computing. Confira!

1. Garantia da segurança de dados ao investir em cloud computing

Uma das maiores preocupações das empresas no século XXI é com a segurança das suas informações e dos seus clientes. Afinal, vazamentos de dados são sinônimos de perdas financeiras e de credibilidade. 

Por isso mesmo, cada vez mais as empresas de cloud computing têm investido em soluções para manter essas informações seguras, de modo que só possam ser acessadas por quem realmente tem autorização para isso, seja pela aplicação de tecnologias de criptografia, seja pelo uso de certificados de segurança mais avançados.

2. Facilidade de trabalho remoto

Outra vantagem da cloud computing é que ela facilita e muito a vida de quem tem horários flexíveis ou precisa estar conectado a todo o momento. Antigamente, se uma pessoa tinha uma reunião fora do seu escritório, ela precisaria enviar arquivos pelo e-mail ou guardá-los em um pen drive para poder acessá-las em outra máquina. 

Hoje, isso não existe. As informações “em nuvem” podem ser acessadas em qualquer lugar e a qualquer momento. Também é possível utilizar qualquer dispositivo para isso — PC, notebook ou smartphone, por exemplo.

3. Redução de gastos

Se a economia de gastos é um aspecto importante para a sua empresa, é bem provável que a cloud computing também tenha essa utilidade. Médias empresas, muitas vezes, têm que recorrer a datacenters (e equipes de manutenção) ou investir em supercomputadores ou HDs para garantir o armazenamento de suas informações.

Ao terceirizar esse serviço para a cloud computing você consegue economizar, gastando apenas com uma assinatura mensal de um serviço em que você paga pelo quanto utiliza de armazenamento, em um servidor que não ocupa um espaço físico da sua empresa.   

4. Maior rapidez na escalabilidade

Investir em cloud computing também pode ser uma vantagem se sua empresa tem a possibilidade de crescer graças à escalabilidade. Aumentar acesso de clientes e vendas online, por exemplo, demandam uma sobrecarga nos servidores e, caso você não esteja preparado para isso, pode ter prejuízos. 

A vantagem da computação em nuvem é que ela se adapta à realidade de desenvolvimento do seu negócio. 

5. Garantia de performance rápida 

O número de paradas programadas para manutenção da infraestrutura do seu negócio pode ser bem menor caso sua empresa adote a computação em nuvem. É possível que a troca de ativos de TI, por exemplo, possa acontecer mantendo a sua produção mesmo durante o desligamento. 

Além disso, ao implementar sistemas em nuvem, você ganha com aumento da performance de outros setores, como administrativo, financeiro e demais atividades operacionais. 

Neste conteúdo, listamos 5 motivos para você investir em cloud computing. Agora, convidamos você a saber mais sobre como calcular o ROI em projetos de computação em nuvem. Boa leitura!