Melhorar a comunicação interna de uma organização é imprescindível para obter resultados satisfatórios, por meio do aumento dos índices de engajamento e produtividade dos colaboradores.

Promover um diálogo sem ruídos é considerada uma estratégia básica para o sucesso no mundo corporativo. Embora o sucesso esteja centrado na equipe, a tecnologia pode estar diretamente ligada aos avanços desses processos.

Confira agora mesmo 5 dicas de soluções tecnológicas que vão aprimorar a comunicação interna da sua empresa!

1. Criar uma rede social corporativa

Grande parte das pessoas são adeptas e familiarizadas com o uso das redes sociais. As corporativas são semelhantes às plataformas comuns, nas quais é possível compartilhar conteúdo, publicar informações, desencadear debates e outros processos que podem ser adaptados conforme a necessidade da empresa.

Melhorar a comunicação interna utilizando esse recurso traz algumas vantagens. Veja:

  • aumenta a produtividade, pois os colaboradores conseguem acessar informações relevantes para a sua rotina com agilidade;
  • diminui a taxa de turnover causadas pela falta de engajamento, uma vez que promove o senso de pertencimento;
  • minimiza o retrabalho e o atraso na entrega de atividades e projetos.

As redes sociais corporativas também otimizam o tempo de trabalho daqueles que divulgam os comunicados aos funcionários, já que uma única mensagem é capaz de alcançar toda a equipe de maneira ágil e eficiente.

2. Aderir ao chatbot

Provavelmente você já deve ter se deparado com essa ferramenta. Os chatbots são as caixas de mensagem automáticas que costumam aparecer nos grandes sites, em que o usuário consegue ter a resposta para uma dúvida em tempo real e de maneira objetiva.

Os chatbots podem ser implementados dentro das redes sociais corporativas, e são uma ótima alternativa para otimizar o tempo de treinamento de um novo colaborador. Confira alguns exemplos de informações que podem ser compartilhadas:

  • relatórios,
  • tabelas de preço;
  • descontos personalizados para cada cliente;
  • contatos.

Assim, no lugar de disponibilizar um membro da equipe para realizar os treinamentos e acompanhar os novatos, esses dados podem ser repassados conforme a demanda de maneira simples, rápida e fácil.

3. Explorar o uso de aplicativos

Tão popular quanto as redes sociais atualmente, é o uso de aplicativos para smartphones. Assim como outros instrumentos tecnológicos, o aplicativo pode ser desenvolvido de acordo com a necessidade de cada organização como um todo, ou ainda de acordo com cada setor e/ou com a rotina de trabalho desempenhada por cada colaborador individualmente.

O recurso merece uma atenção especial das organizações que mantém funcionários fora do ambiente físico da corporação, como, por exemplo, viajando ou exercendo as atividades visitando cliente no dia a dia. Essas pessoas podem receber as informações pertinentes em tempo real por meio de tablet ou celular.

4. Adotar uma solução em nuvem

O chamado cloud computing é a prática de armazenar dados ou executar sistemas por meio de nuvens. Sistemas de gestão em nuvem são o que há de mais seguro no que diz respeito à tecnologia da informação.

Isso acontece porque os dados sobre a empresa e os colaboradores ficam armazenados em um servidor, fora do computador pessoal de cada líder, permitindo que a consulta dessas informações seja feita a partir de qualquer lugar, bastando que haja conexão com a internet.

Quando falamos em comunicação interna, adotar essa prática pode ser fundamental para o aumento da produtividade, já que os gestores conseguem consultar seus relatórios, solucionar dúvidas e se comunicar com a equipe sem precisar, necessariamente, estar presente na organização.

5. Investir em Tecnologia da Informação

As soluções em tecnologia da informação podem tornar o diálogo entre os setores e seus colaboradores mais eficientes. Um exemplo disso é poder realizar a integração de funcionalidades entre todas as ferramentas apresentadas nesse texto.

Imagine poder armazenar os relatórios mais importantes da sua empresa em uma nuvem, e poder disponibilizá-los a uma equipe de colaboradores via redes sociais pela manhã, antes de sair da sua casa?

O uso desses dispositivos pode ir além de melhorar a comunicação interna: são instrumentos capazes de modificar sua atuação como gestor e facilitar a tomada de decisões.

Quer a opinião de quem já faz uso dessas ferramentas? Compartilhe esse post nas redes sociais e descubra quem está um passo a frente!