Algumas pessoas acreditam que o número de vendas em uma empresa depende puramente de técnicas, números e planos, e não estão totalmente incorretas. Esses fatores são importantes, mas você também deve se lembrar sempre do fator humano envolvido. Por isso, a motivação para vendedores é um grande foco para diversos negócios.

Para vários gestores, saber motivar sua equipe é praticamente um dom. Algumas pessoas conseguem fazer isso sem se esforçar muito, mas isso não significa que você não possa aprender a fazer o mesmo. Há vários métodos para manter um time de vendas bem motivado e sempre buscando mais oportunidades.

Quer aprender como fazer isso? Então acompanhe estas 5 dicas!

1. Pague por comissão

Essa é uma prática bem comum no ramo de vendas por um bom motivo. A empresa só recebe seu investimento de volta quando o profissional fecha uma venda. Sendo assim, parece justo que ele também receba com base nas vendas que fechou.

O sistema de comissão significa que quanto mais oportunidades o vendedor confirma, mais ele recebe pelo seu trabalho. Dessa forma, ele já terá mais um motivo para fechar mais negócios ao longo do mês.

2. Recompensas por metas alcançadas

Além de receber por cada cliente adquirido, uma boa motivação para vendedores é ganhar algo a mais após alcançar alguma marca mais elevada. Por exemplo, conseguir X ativações de clientes em uma semana.

A chave aqui é encontrar a recompensa mais relevante para seu time. Não precisa necessariamente ser em dinheiro. Muitas pessoas apreciam o reconhecimento ou preferem outras coisas, como uma viagem por conta da empresa. Em alguns casos, o valor será maior para quem é premiado e você não terá que pagar tanto.

3. Ofereça assistência sempre que necessário

Ninguém gosta de ser deixado de lado sem auxílio na hora de fazer o próprio trabalho. Mesmo os melhores profissionais precisam de apoio e orientação. E é seu trabalho como gestor oferecer esse apoio sempre que preciso.

Ele pode vir em diversas formas, dependendo do contexto. Pode ser algo simples, como retirar dúvidas do dia a dia e organizar o ambiente de trabalho, até algo maior, como defender a aquisição de um novo sistema que facilite suas tarefas. O importante é manter uma comunicação interna eficiente com sua equipe.

4. Faça reuniões para realinhar o time

Depois de alguns meses executando a mesma função, qualquer ser humano tende a perder o engajamento e repete suas ações por hábito. Em parte, essa prática eleva sua eficiência, mas também diminui sua criatividade e empenho. Isso também vale na motivação para vendedores.

Para evitar isso, o ideal é sempre realinhar sua equipe através de reuniões e eventos. A simples troca de ideias pode evitar que o trabalho se torne monótono e repetitivo demais.

5. Promova competições saudáveis

Por fim, é bom lembrar como a competição é uma forma de motivação. Ter um prêmio para a melhor performance é justo e estimulante para o time. Apenas tome cuidado para não estimular hostilidade entre os membros. Uma competição não é saudável se todos começam a se sabotar.

Com essas dicas, você já deve conseguir promover a motivação para vendedores. Se quiser mais uma ajuda para melhorar seu desempenho, veja nosso artigo sobre o sistema CRM e como ele ajuda a conseguir mais clientes.