Nos últimos anos, é muito comum haver menos fronteiras entre os diversos setores de uma empresa, pois elas estão cada vez mais multidisciplinares, o que acrescenta versatilidade ao seu repertório. Entretanto, aliado a isso, vêm outros desafios em relação à responsabilidade sobre cada ação. Para lidar com tudo, saber o que é SLA será fundamental para evitar problemas.

Caso você ainda não conheça o termo, não se preocupe. Neste post, explicaremos seu significado, qual é sua importância em um negócio e quais cuidados você deve tomar para que ele seja melhor implementado em sua empresa. Acompanhe!

O que é SLA?

Trata-se da abreviação de “Service Level Agreement” ou “Acordo de Nível de Serviço”. Na prática, é um documento, cláusula de contrato ou apenas um acordo no qual todas as partes estabelecem especificamente quais são suas responsabilidades em relação ao serviço prestado.

Empresas podem usar o SLA para definir o que elas devem ou não fazer como parte do pacote, enquanto diferentes setores de uma companhia utilizam para distribuir responsabilidades mais facilmente.

Qual é a sua importância?

Além de ser uma forma de alinhar os objetivos de diferentes setores ou entre empresa e cliente, o SLA também serve para proteger seu negócio de cobranças de serviço indevidas. Isso assegura a transparência do vínculo e uma atribuição mais justa de responsabilidades aos diferentes profissionais envolvidos.

O que observar na hora de implantar o SLA?

Agora que você entende o que é SLA, é hora de conhecer alguns pontos importantes antes de implementá-lo.

Alinhamento de prazos

O primeiro passo do SLA é entrar em um acordo para definir prazos. Cada serviço exige um tempo determinado em relação à qualidade esperada. Ter limites comuns para que ambos cumpram suas responsabilidades em tempo hábil é muito importante para evitar atrasos ou desacordo na hora da entrega.

Planejamento

Para que o acordo entre as partes seja cumprido, é importante que ambos sigam um planejamento bem delimitado. Isso é especialmente necessário quando dois setores de uma empresa precisam trabalhar juntos para alcançar alguma meta, pois o planejamento dita boa parte de suas rotinas.

Bons profissionais

Acima de tudo, um bom acordo exige bons profissionais. Mesmo os prazos mais conservadores, que ainda atendam às expectativas do cliente, não serão cumpridos caso não haja, ao menos, alguns especialistas guiando o processo. A equipe deve ter, no mínimo, a capacidade para cumprir a sua parte.

Ferramentas adequadas

Para viabilizar certos trabalhos, uma equipe precisa ter mais do que formação. Ela necessita de recursos e ferramentas. Esse é o caso dos sistemas de gestão e alguns similares. Eles ajudam a otimizar a atuação de seus profissionais, melhorando o serviço para o cliente final.

Hoje, descobrimos o que é SLA e sua importância para uma empresa. Afinal, com ele é possível deixar os processos ainda mais transparentes, o que aumenta a eficiência e diminui obstáculos ao sucesso de projetos.

Gostou do post? Agora que você entende melhor o SLA, é hora de começar a aplicá-lo em seu negócio. E se precisa de mais ajuda para otimizar o serviço, veja nosso artigo sobre como melhorar o suporte ao cliente.