Para que uma empresa sobreviva, é vital que ela consiga fechar um número mínimo de vendas regularmente. Porém, se você quer um negócio que cresça ao longo do tempo, então vai precisar aproveitar melhor cada oportunidade de vendas que chega até você. Para isso que serve o trabalho da sua equipe de vendas.

Porém, como você já deve saber, pode ser um pouco difícil estimular a maior dedicação desses profissionais. É fácil tentar atribuir isso aos próprios indivíduos, mas há muitas atitudes que você pode tomar enquanto gestor para otimizar o trabalho dessa equipe e torná-los verdadeiros caçadores de oportunidades.

Se você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe. Separamos, aqui, dicas que vão ajudar nessa tarefa. Confira!

Mapeamento de oportunidades para gerar resultados consistentes

Encontrar oportunidade de vendas é um trabalho por si só. O profissional precisa ser bem ativo para buscar novos prospects, manter uma lista bem alimentada, definir quais oportunidades têm maior chance de retorno, etc. Isso sem falar que, se em uma semana você teve dezenas de ativações, nada garante que daqui a duas ou três você terá os mesmos resultados.

Para isso serve o mapeamento. Quando você analisa suas oportunidades, pode elencar cada uma delas de forma que consiga separar as mais rentáveis das mais arriscadas. O resultado aqui é uma segmentação consistente e um retorno mais certo para seus investimentos.

Recompensas relevantes a cada ativação

O modelo de remuneração baseado em comissão é bem comum para quem trabalha com vendas. É um pequeno estímulo para que o vendedor faça um pouco mais a cada mês e tenha um comportamento mais engajado. Porém, se essa comissão não vale o esforço, não espere que sua equipe dê o próprio suor por você.

O mesmo princípio também vale para outras recompensas, como prêmios por metas batidas. Pense em algo que valha a pena para sua equipe, e eles estarão bem mais dispostos a trabalhar com mais dedicação.

Busca por oportunidade de vendas para clientes como hábito

Essa é uma mudança um pouco mais filosófica, mas o exemplo ainda deve partir de dentro da própria empresa. O profissional não precisa ser um vendedor só durante o horário de trabalho, mas também no seu dia a dia.

Quando um vendedor se torna um caçador de oportunidades, ele começa a vê-las em todo lugar, não apenas nas listas fornecidas na empresa. Nunca se sabe de onde um novo cliente pode vir.

Garantia de que o time tenha capacidade para o serviço

Por fim, mas não menos importante, boa parte do trabalho de vendas e busca por oportunidades é técnica aprendida, não talento. Isso significa que, a menos que você ofereça essas lições ao seu time, a maioria não saberá o que precisa fazer.

Invista bastante em capacitação e faça novos treinamentos regularmente. Manter o ritmo de aprendizado é a chave para o progresso e alcançar os melhores resultados para sua equipe vendas.

Com essas dicas, você pode começar a tornar seu time um grupo de caçadores de oportunidade de vendas. Se quiser mais informações para melhorar seu faturamento, então veja aqui nosso artigo sobre automação dos processos de vendas e saiba como aumentar sua rentabilidade!