Um planejamento de vendas é uma ferramenta importante para um negócio que queira conquistar mais clientes e resultados mais adequados. Ele deve ser feito preferencialmente antes do começo de cada ano ou período de interesse, o que permite que toda a equipe já se prepare.

Porém, não basta apenas definir o quanto se deseja vender ou como isso será feito. É necessário levar em consideração diversos pontos que ajudarão na elaboração adequada. Para ajudar você no processo, veja a seguir um passo a passo de como criar um planejamento de vendas de sucesso!

Identifique e registre a situação atual

Qualquer planejamento de vendas de sucesso precisa começar com o registro da situação atual do negócio. Ela baseará toda a definição das outras etapas e também ajudará a identificar ameaças e oportunidades.

É necessário entender, por exemplo, a imersão de determinado produto no mercado ou os resultados da equipe de vendas como um todo. Esse registro serve de base para encontrar quais são os resultados desejados e possíveis.

Estabeleça os objetivos de venda

A partir dessa identificação, é necessário estabelecer objetivos de vendas. Se a empresa vem passando por uma diminuição de 5% nas vendas, por exemplo, pode não fazer sentido estabelecer um aumento de vendas de 40%.

Por outro lado, se as vendas vêm crescendo em ritmo acelerado, o planejamento de vendas deve seguir essa tendência.

É especialmente importante garantir que os objetivos sejam determinados de maneira clara e quantitativa. Além disso, vale a pena associar períodos de tempo, como aumento de vendas mensais ou trimestrais.

Não abra mão de fazer segmentação

Porém, é muito comum que um erro seja cometido na definição desses pontos desejados: não levar em conta o poder da segmentação. Para tornar esse planejamento ainda mais relevante vale a pena fazê-lo por tipo de produto e/ou por região geográfica, por exemplo.

Isso permite uma análise mais precisa do potencial de vendas em cada setor, o que garante expectativas mais realistas. Além disso, a segmentação permite encontrar novas possibilidades para que o negócio atue em busca de mais vendas.

Determine responsáveis e representantes

Outro ponto que merece atenção é a definição de responsabilidades. Muitas empresas elaboram planejamentos de vendas que não são direcionados a pessoas específicas, o que diminui as chances de que ele seja colocado em prática.

Diante desse fato, é fundamental estabelecer responsáveis por processos de venda e também definir representantes para cada área segmentada, por exemplo.

Ao fazer isso é possível garantir que cada objetivo seja alcançado mais facilmente, além de aumentar o engajamento como um todo.

Conheça quais são os recursos disponíveis

Não é incomum que o planejamento seja feito da maneira correta, mas deixe de levar em consideração os recursos disponíveis. Isso faz com que os objetivos não sejam exatamente adequados para o negócio, o que leva ao desperdício de chances e de resultados aquém do esperado.

Por isso, na hora de definir estratégias para que os objetivos sejam atingidos é muito importante pensar nos recursos disponíveis. Isso ajuda a reconhecer quais técnicas utilizar, qual o tamanho da equipe disponível e quais canais podem ser considerados para que sejam colocados em prática.

Um planejamento de vendas de sucesso começa na identificação de resultados e é finalizado pela indicação de estratégias e técnicas. Porém, no meio do caminho é preciso em primeiro lugar reconhecer a situação de vendas, e também levar em conta fatores como segmentação, responsáveis e recursos disponíveis. Assim, é muito mais fácil garantir que o planejamento gere os efeitos desejados.

Com a tecnologia, ficou mais fácil fazer esse tipo de planejamento. Por isso, veja mais sobre aplicativos empresariais e soluções customizadas para o seu empreendimento!