Não é segredo para nenhum gestor que manter um alto nível de produtividade dentro da empresa deve ser um dos pilares para garantir um diferencial em relação aos concorrentes, sobretudo em mercados altamente competitivos.

O problema é que um cenário como esse depende de alguns fatores que nem sempre são tão simples de colocar em prática, como o engajamento e a motivação dos colaboradores. Um time motivado, cujos profissionais se enxergam como parte uma mesma equipe, é quase uma garantia de aumento da produtividade e, consequentemente, cumprimento de metas.

Portanto, como construir um ambiente assim? A seguir, vamos apontar 3 ferramentas para aumentar o engajamento de equipe e explicar os benefícios ao adotá-las. Mas antes, vamos abordar um pouco mais sobra a motivação da equipe. Boa leitura! 

A importância de uma equipe motivada

Para estar motivado, um colaborador precisa, em primeiro lugar, sentir-se parte de um projeto. Para estimular esse sentimento de pertencimento, é preciso identificar as semelhanças entre seus valores, os da empresa e os objetivos do negócio. 

Quando isso acontece, o funcionário se sente bem por empregar o máximo de energia e atenção a uma determinada tarefa. Afinal, ele entende o seu papel na empresa e os motivos pelos quais a sua atuação é importante, e não a enxerga como um simples “esforço”.

Se essa garra ocorre não apenas com um colaborador, mas com um time inteiro, a consequência direta é o aumento da produtividade da equipe, que alcançará resultados melhores e aumentará o número de vendas da empresa.

3 ferramentas para promover o engajamento de equipe

1. Gamificação

Os jogos corporativos têm sido cada vez mais utilizados nas empresas como substitutos de treinamentos e capacitações ou mesmo utilizado para criar produtos inovadores. Como os games funcionam com objetivos e premiações, representam a estratégia ideal para integrar equipes para buscarem soluções frente aos problemas do setor. 

2. Rede social corporativa

Semelhante às redes sociais tradicionais, o conceito de rede social corporativa surgiu para integrar colaboradores e equipes em uma espécie de evolução da tradicional intranet. Nesse ambiente, é possível destacar ações realizadas, inteirar-se sobre os outros projetos executados e colaborar com outros funcionários.

3. Videoconferência

É uma ótima alternativa para empresas cujos diretores ou executivos passam muito tempo fora do escritório e para aquelas com filiais em outras cidades. A videoconferência possibilita um contato praticamente direto de um colaborador com qualquer outro integrante da equipe, independentemente de onde eles estiverem.

Os benefícios de contar com essas ferramentas

Ferramentas de engajamento de equipe, como as apresentadas, podem oferecer diversas utilidades, dependendo das necessidades da empresa. Além do aumento da produtividade, abordado anteriormente, a empresa obtém outros benefícios com o uso dessas ferramentas, como a criação de um bom ambiente de trabalho.

Em segmentos muito competitivos, fomentar a colaboração entre funcionários e a criação de estratégias para que eles possam cumprir objetivos comuns são ações eficazes. Afinal, a competição entre funcionários, fruto de uma visão individualista dos seus papeis na empresa, pode gerar apenas um clima organizacional prejudicado e improdutivo.

Outra vantagem das ferramentas de engajamento de equipe é a interdisciplinariedade, por meio de trocas de experiências e colaboração de pessoas de diferentes equipes para um mesmo projeto. Ambientes mais diversos são capazes de estimular soluções diferentes para problemas em comum!

Como você pôde perceber, aplicar simples ferramentas de engajamento de equipe é uma ótima maneira de melhorar a produtividade dos colaboradores da empresa, atingir resultados significativos em curto prazo e bater as metas traçadas inicialmente.

O que achou dessas ferramentas? Aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais e continuar por dentro de outros assuntos relevantes. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter