Com o aumento da competitividade dos mercados, e a exigência cada vez maior por parte dos clientes, é essencial buscar formas de sempre melhorar as decisões e estratégias do negócio. Para isso, é essencial usar um relatório de resultados.

Relatórios de resultados são documentos usados por tomadores de decisão que contam com informações e dados do negócio de forma detalhada e alinhada aos objetivos da empresa. Sua execução não é tão simples e, se feita de forma errada, pode definir uma visão incorreta para os tomadores de decisão, prejudicando o negócio.

Pensando nisso, unimos as principais informações sobre um relatório de resultados e como usar essa ferramenta no seu negócio! Confira:

Qual a importância do relatório de resultados?

O papel fundamental dos gestores é a tomada de decisão estratégica, e isso independe da área de atuação. Para tomar as melhores decisões, eles precisam de ferramentas e informações sobre todos os pontos do negócio de forma bem estruturada, porém, de modo que seja simples de compreender e identificar problemas na gestão. O relatório de resultados é a ferramenta essencial desse processo.

Um bom relatório apresenta os resultados da área ou de diversas áreas para o gestor, de forma que ele tenha uma visão completa das atividades do negócio e possa entender quais fatores precisam de atenção para alcançar as metas definidas. Algumas informações comuns em relatórios são:

  • gastos e custos;
  • faturamento da área;
  • atividades realizadas;
  • resultados alcançados;
  • comparativo com as metas definidas;
  • horas de trabalho; 
  • turnover da equipe;
  • mudanças inesperadas;
  • performance de funcionários e equipamentos;
  • desempenho geral;
  • ocupação do estoque.​

Muitas variáveis podem ser incluídas num relatório de resultados, e sua escolha depende da área de gestão e do objetivo do uso  o que abordaremos no próximo tópico.

Como usar os relatórios de resultados?

Os relatórios devem ser usados de forma estratégica, portanto, sua produção deve ser feita de forma padronizada, a fim de estabelecer uma análise de evolução das métricas. O período ideal deve ser pensado dentro da área, seguindo a frequência que as alterações são feitas, mas indica-se um acompanhamento de números, no mínimo, mensal.

As informações do seu relatório devem ser usadas para direcionar suas ações, avaliando o que não está atingindo o resultado esperado e identificando motivos e soluções para isso. Todas as ações e dados devem ser armazenados para gerar aprendizado e também um ambiente de consulta para casos que se repetem.

O que incluir no relatório de resultados?

Como falamos, as informações dependem da área de produção do relatório, porém, em todos os casos, o objetivo é auxiliar na tomada de decisão do gestor. Assim, devem apresentar resultados reais do negócio. Além disso, as informações devem apresentar uma visão clara do desempenho da área em relação aos seus objetivos. Veja alguns itens comuns nos relatórios:

Indicadores de produtividade

São as métricas referentes ao desempenho da equipe, dos processos e das atividades realizadas por ela comparados aos valores esperados.​

Indicadores financeiros

Referentes ao desempenho financeiro da empresa, valores, como o faturamento no período, os custos e o fluxo de caixa, são encontrados nesse relatório.

Indicadores de qualidade

Usado em relatório de resultados da área de produção, mostram métricas, como a taxa de falhas ou de defeitos dos sistemas, bem como as entregas no prazo, os itens perdidos ou as devoluções.

Indicadores de segurança

Mostram as métricas referentes a dicas para evitar acidente no trabalho, custos referentes a acidentes e qualquer tipo de segurança violada nos sistemas.

Indicadores de RH

Apresentam os números da área de RH, como taxa de turnover dos funcionários, absenteísmo, investimentos em treinamento e capacitação dos funcionários.

Lembre-se de que cada área apresenta suas metas e métricas de desempenho, e seus relatórios devem representar esses números. Além disso, muitas ferramentas de gestão, como CRMs apresentam funcionalidades de extração de relatórios de desempenho que auxiliam no processo.

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