À medida que uma empresa cresce, ela lida com um público cada vez maior e mais diverso dentro de sua base. A princípio, isso não é um problema: mais clientes implicam em um maior faturamento, certo? Porém, isso pode dificultar um pouco o trabalho de comunicação entre você e essas pessoas. Por esse motivo, realizar a segmentação de mercado é cada vez mais comum no ambiente empresarial.

De forma simples, segmentar seu mercado é estabelecer qual faixa da população é alvo de suas ações de marketing. Localidade, faixa etária, área de atuação profissional, preferências de consumo, entre muitos outros critérios, podem ser levados em consideração aqui. Além de servir como auxílio para suas campanhas, essas informações também são usadas em outras formas de comunicação entre empresa e público.

Para esclarecer melhor o tema, listamos aqui alguns dos principais impactos da segmentação de mercado na forma como você mantém contato com seu público. Acompanhe:

Maior foco no desenvolvimento de suas abordagens

Como já mencionamos, um público mais segmentado pode facilitar o trabalho de comunicação e divulgação da empresa. Em primeiro lugar, cada grupo de pessoas tem suas próprias maneiras de se comunicar, sendo atraídas por diferentes formatos e estilos de fala.

Tentar atrair todos esses grupos de uma vez é simplesmente impossível, mesmo que todos façam parte de sua base de clientes. O ideal é dividir e subdividir sua base até que seja possível criar uma abordagem otimizada para cada segmento.

Definição dos critérios mais importantes para tomada de decisões

Ao começar a segmentar seu público, você geralmente deve escolher uma pequena lista de critérios para essa seleção, que pode incluir, entre vários outros pontos, idade, profissão e local de moradia. Esses itens não são apenas para campanhas de marketing, mas também são úteis em diversas tomadas de decisão.

Quando for necessário escolher novos produtos e serviços para oferecer ao seu público, esses devem ser alguns dos critérios a guiar suas escolhas (ao lado, claro, dos indicadores de desempenho). Se você, por exemplo, atende pessoas que moram em locais de difícil acesso, deve pensar na acessibilidade delas ao seu negócio.

Estabelecimento dos melhores canais de contato

Outra informação que a segmentação de mercado proporciona é a escolha dos melhores canais para alcançar seu público, tanto em termos de divulgação (TV, anúncios online, cartazes) quanto em termos de comunicação direta (telefone, e-mail, SMS).

Encontrar os meios mais eficazes para alcançar seus clientes certamente contribuirá com suas conversões e a experiência do cliente.

Facilitar a conversa entre empresa e cliente

Por fim, a escolha de uma abordagem, meios de comunicação e critérios de segmentação levam a uma conversa mais aberta e desinibida entre empresa e cliente. Quando a experiência de compra é positiva, seu público tende a se fidelizar e se sente menos incomodado com qualquer tentativa de contato da empresa.

Isso significa, por exemplo, que você terá mais feedback sobre seus serviços e poderá fazer pesquisas sobre seu público com mais facilidade.

Com essas informações, você já deve entender melhor o efeito que a segmentação de mercado pode ter na sua comunicação com o público. Se deseja continuar acompanhando nossas dicas, curta nossa página no Facebook e receba nossos melhores conteúdos em primeira mão. Até mais!