Hoje, a captação de clientes é uma tarefa extremamente desafiadora. Isso porque o público está muito exigente e a concorrência não está para brincadeiras. Em razão disso, o sistema CRM torna-se imprescindível para obter sucesso nesta empreitada.

Esse tipo de tecnologia foi elaborada justamente para estreitar relacionamentos entre público e marca, bem como ajudar empreendimentos que desejam conquistar um lugar de destaque no mercado.

Pensando nisso, reunimos, neste post, alguns dados e recomendações para você aumentar sua carteira de clientes. Confira!

Sistema CRM: o que é

CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. O termo nada mais é do que um conjunto de ações, estratégias de negócio e inovações focadas no cliente que vão desde pequenos estabelecimentos até grandes organizações.

Essa tecnologia pode ser utilizada para analisar as interações com o público, prever suas necessidades e desejos, melhorar a rentabilidade e aumentar as chances de sucesso das campanhas.

No entanto, a plataforma não é somente uma lista de contatos bem-feita, ela integra informações valiosas para preparar equipes de atendentes com dados pessoais dos clientes, como histórico e preferência de compras.

Principais funcionalidades do CRM:

  • conecta todos os funcionários envolvidos em qualquer dispositivo de trabalho;
  • captura os e-mails dos clientes com rapidez;
  • descomplica tarefas maçantes e repetitivas para que seja possível realizar um acompanhamento de leads  mais eficiente;
  • faz recomendações e fornece insights instantâneos;
  • personaliza e expande conforme a demanda do negócio.

A importância do sistema CRM

Todas as práticas de marketing, até mesmo as de marketing digital, surgem da compreensão das exigências do público. O sistema CRM simplifica este entendimento, armazenando todos os informes possíveis sobre a operação de compra/venda e agilizando as análises por meio de relatórios. Isso tornará as ações muito mais rápidas e eficientes.

Além disso, ele faz com que seja possível identificar comportamentos em comum, descobrir tendências e agir com mais segurança em diversas ocorrências.

Estratégias para captar mais clientes com um sistema CRM

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para captar mais clientes com um sistema CRM. Por essa razão, selecionamos algumas para que você conheça. Acompanhe! 

Utilize informações relevantes ao fazer cadastros

Para que o CRM funcione da melhor forma em sua estratégia de retenção e captação é preciso que nada passe despercebido. Dessa forma, sempre que um cliente fechar uma compra, adicione informações relevantes sobre ele no sistema.

Além da data e valor da transação, é fundamental contar com dados pessoais, como informações de contato (e-mail, telefone, redes sociais), profissão, estado civil, média salarial, data de aniversário, entre outros. Isso ajuda a conhecer melhor quem está comprando de você.

Segmente a base de clientes

Esse procedimento é essencial para agrupar os dados dos clientes de modo a definir padrões e assuntos que sejam relevantes para um mesmo grupo (perfil) de pessoas.

Além de dividir perfis de acordo com sua importância, é importante ranqueá-los conforme os interesses e necessidades. Isso garante a elaboração de campanhas de marketing mais expressivas para cada categoria de consumidor, o que eleva os índices de conversão e incentiva a fidelização.

Use o CRM para construir um marketing de relacionamento eficaz

Hoje em dia, os clientes querem mais do que simplesmente realizar compras. Ou seja, além de uma transação comercial, eles desejam ter um relacionamento firme e de confiança.

Com o sistema CRM, é possível aplicar diversas abordagens que geram satisfação, como:

  • mandar um e-mail no dia de aniversário com um desconto especial;

  • avaliar o histórico de compra antes de estabelecer contato;

  • promover um fluxo de nutrição antes e após a experiência de compra/venda.

Crie um programa de fidelidade

O CRM também permite a criação de programas de fidelidade. Com esse tipo de estratégia, o público é estimulado a manter uma relação profunda com a marca em troca de alguma vantagem, como uma oferta gratuita ou um desconto progressivo.

Para que isso possa funcionar da melhor maneira, é necessário realizar uma análise financeira e de marketing para identificar as melhores ações, bem como suas regras/condições e seus benefícios. A função do CRM é fazer o mapeamento dos pontos de contato. Isso proporciona a fiscalização exata do relacionamento e facilita a identificação dos perfis mais aptos a participarem do programa.

Foque no pós-venda

Para conseguir mais clientes, é preciso gerenciar toda a operação de venda, que só termina quando a pessoa se mostra satisfeita com o produto que adquiriu. Diante disso, comunique instantaneamente via e-mail sobre cada passo do processo.

“Aprovou o pagamento? Avise! Emitiu NF-e? Avise! O produto já saiu para a entrega? Avise!”

Aproveite o momento para perguntar o que eles acharam da mercadoria após ter sido recebida. Caso seja sinalizado algum problema — por exemplo, item avariado, cor ou tamanho errados — seja prestativo e procure resolvê-lo o mais rápido possível. Demonstre que você sente muito pelo ocorrido e dê um prazo “curto” para a solução.

É bom lembrar que o foco é conseguir mais compradores, tornando-os fiéis. Portanto, faça de tudo para reverter esse tipo de impressão.

Aposte no seu diferencial

Por vezes, a decisão entre fechar negócio na sua loja ou na concorrência é definida nos detalhes. Em razão disso, invista em ações que possam agradar o cliente com sutileza. Você pode oferecer uma embalagem diferente, que seja compatível com o seu produto e o com o seu perfil de compradores.

Cartões de agradecimento personalizados ou escritos à mão normalmente encantam as pessoas que os recebem, transformando a mercadoria em um presente, e não em uma compra.

Também vale oferecer promoções tentadoras ou frete grátis para quem realizou a primeira compra com você há um ano. Tudo isso estreita a relação com o público e faz com que sua marca seja sempre a primeira opção.

Defina processos e treine sua equipe para vencer as objeções e fechar o negócio

E por fim, nenhuma captação de clientes será eficiente se no momento do “gol” sua equipe de atendimento não estiver apta para vencer as objeções das pessoas e fazer uma negociação certeira.

Por isso, processos bem definidos, delegações de papéis com foco em autonomia — para diminuir procedimentos burocráticos e garantir agilidade — e treinamento — para garantir o domínio do CRM e das etapas de compra/venda — são a chave para que seu objetivo de vendas seja um sucesso.

Esperamos que as informações abordadas ao longo deste texto o tenham ajudado a compreender como o sistema CRM pode aumentar sua carteira de clientes. Para isso, basta colocá-las em prática!

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